Portugal
Rúben Ribeiro é um homem do norte com uma chamada para fazer
2017-12-18 17:10:00
O Bancada quis saber onde encaixaria melhor o jogador do Rio Ave, se no Sporting ou no FC Porto

Quem diria que aos 30 anos Rúben Ribeiro estaria no centro de mais uma disputa entre Sporting e FC Porto? Quem percebe de bola. Ao Bancada, Augusto Inácio revelou que o Sporting tem o jogador do Rio Ave debaixo de olho há já algum tempo e que vê no atacante qualidades para representar qualquer um dos dois dois clubes. Só há um problema: Rúben Ribeiro não gosta de defender. Mas calma. Antes de decidir o rumo a dar à sua carreira, Rúben tem uma chamada telefónica para fazer. A isso já lá vamos.

Quisemos saber onde encaixaria melhor Rúben Ribeiro. Se no modelo de Jorge Jesus, no Sporting, ou no de Sérgio Conceição, no FC Porto. Augusto Inácio cruzou-se com o jogador em 2010/11, quando defendiam, ambos, as cores do Leixões e para o antigo diretor desportivo do Sporting, as características de Rúben Ribeiro podem ser úteis a ambos os treinadores. No FC Porto pode servir de alternativa a Brahimi e no Sporting pode oferecer mais uma solução à ala esquerda, entregue a esquerdinos natos.

“É um jogador que pode ser útil às duas equipas. É um jogador que gosta muito de vir para o centro deixando os flancos para os laterais. Isso no FC Porto é feito pelo Brahimi, no Sporting viria como uma opção diferente às que já existem. O Acuña por exemplo usa mais a linha. Ofensivamente não tenho dúvidas de que é um jogador que se encaixa bem em qualquer destas duas equipas, agora, defensivamente já é outra conversa”, ressalvou o último treinador português campeão pelo Sporting.

As obrigações defensivas não preocupam muito Rúben Ribeiro, “defender não é o forte dele”, afirmou Augusto Inácio lembrando que será neste aspeto que poderão residir as maiores dificuldades de adaptação a um dos grandes. Para José Mota, que trabalhou com Rúben Ribeiro no Leixões e no Gil Vicente, o facto de o atacante ter uma grande capacidade de drible e a facilidade com que encontra linhas de passe a romper as defesas adversárias fazem com que se encaixe em equipas que tenham muito tempo a bola em zonas ofensivas.

“É um jogador que, através do drible, do passe de rotura, da contemporização consegue criar muitos desequilíbrios contra equipas que se fecham muito. Ou seja, para equipas comas a três grandes em Portugal, é um jogador que pode servir na perfeição. Ele gosta muito de ter a bola em zonas ofensivas”, explicou José Mota ao Bancada. Ok mister. Então diga-nos lá onde é que encaixaria melhor o Rúben, no Sporting ou no FC Porto? “Só lhe posso dizer uma coisa: tenho a certeza de que ele me vai ligar antes de tomar a decisão dele.”

Augusto Inácio revelou ao Bancada que o Sporting há muito que segue Rúben Ribeiro, mas que o facto de o jogador nunca ter saído da zona norte do país possa pesar na altura de tomar a decisão. As pretensões do FC Porto são de apenas contar com o jogador no final da temporada, uma vez que Rúben Ribeiro acaba contrato com o Rio Ave em junho. O Sporting estaria na disposição de fazer um investimento já em janeiro, algo que o Rio Ave vê com bons olhos.