Portugal
Rio Ave vence Santa Clara nos Açores pela margem mínima
2020-01-10 21:25:00
Equipa de Carlos Carvalhal sobe provisoriamente ao quinto lugar

O Rio Ave venceu hoje o Santa Clara, nos Açores, por 1-0, num jogo dominado a maior parte do tempo pela equipa de Vila de Conde, que, ainda assim, sofreu nos instantes finais para garantir a vitória.

O golo decisivo foi apontado por Piazón, a abrir a segunda parte, num remate de fora de área, aproveitando o espaço concedido pela equipa açoriana.

Com esta vitória, o Rio Ave regressa às vitórias e sobe, provisoriamente, ao quinto lugar, com 22 pontos.

Já os açorianos, que vinham de um triunfo, voltaram a somar uma derrota em casa e estão em 14.º, com 17 pontos.

O Santa Clara foi o primeiro a criar perigo, logo no primeiro minuto de jogo. A um remate acrobático de Carlos Júnior, Kieszek respondeu com uma grande defesa. A jogada foi anulada por fora-de-jogo, mas seria o lance mais espetacular do primeiro tempo.

Na resposta, o Rio Ave esteve muito perto do golo. A defesa do Santa Clara facilitou e Mehdi, em esforço, consegue fazer um chapéu a Marco. A bola embateu na barra, na melhor oportunidade de golo do primeiro tempo.

Ao longo da primeira parte, o controlo do jogo pertenceu ao Rio Ave. Os ‘caxineiros' dominaram a posse de bola, obrigando os açorianos a correr atrás do esférico.

Em certos momentos, a formação açoriana conseguiu equilibrar o encontro, mas o melhor que conseguiu foram dois remates de fora da área, por intermédio de Thiago Santana, aos 26 e 35 minutos, que foram travados por Kieszek.

O Rio Ave, apesar de protagonizar algumas excelentes jogadas coletivas, próximas da área de Marco, não conseguiu criar oportunidades de golo e o jogo iria para o intervalo tal como começou.

No regresso das ‘cabines', aos seis minutos da primeira parte, o Rio Ave iria chegar ao golo, através de Piazón. Aos 51, o brasileiro aproveitou todo o espaço concedido pela defensiva açoriana para encher o pé e bater Marco.

O Santa Clara procurou reagir, assumindo a ‘despesa' do jogo. Aos 61 minutos, acabado de entrar, Costinha, reforço de inverno dos açorianos, surgiu em boa posição e rematou por cima, desperdiçando uma excelente ocasião para fazer o empate.

O Santa Clara subiu no terreno e procurou chegar ao golo. Schettine, aos 75 minutos, só viu o golo negado por uma excelente defesa de Kieszek. A jogar no meio campo adversário, César, aos 81, numa tentativa de meter a bola na área, acabou por acertar na barra, num lance que parecia controlado por Kieszek.

O Rio Ave manteve a organização defensiva e o Santa Clara carregou, mas não conseguiu acertar com a baliza adversária.

O jogo terminou com os insulares a dar o tudo por tudo para chegar ao golo, mas a disponibilidade dos açorianos não foi suficiente para chegar ao empate.

Jogo no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores.

Santa Clara - Rio Ave 0-1

Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

0-1, Piazon, 51

Equipas:

- Santa Clara: Marco, Fábio Cardoso, João Afonso, César Martins, Francisco Ramos, Mamadu Candé, Ukra (Guilherme Schettine, 73), Osama Rashid (Bruno Lamas, 85), Lincoln (Costinha, 59), Carlos Júnior, Thiago Santana

(Suplentes: André Ferreira, Zaidu, Bruno Lamas, Costinha, Anderson Carvalho, Zé Manuel, Guilherme Schettine)

Treinador: João Henriques

- Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Santos, Pedro Amaral, Tarantini, Filipe Augusto, Diego (Matheus Reis, 90), Nuno Santos (Gabrielzinho, 76), Piazon, Mehdi (Bruno Moreira, 83)

(Suplentes: Paulo Vítor, Matheus Reis, Figueiras, Bruno Moreira, Joca, Messias, Gabrielzinho)

Treinador: Carlos Carvalhal

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Nelson Monte (67), Tarantini (72), Mamadu (87), Filipe Clara - RAugusto (90+3)

Assistência: 1,646 espetadores