Portugal
Rio Ave perde com Gil Vicente
2020-07-05 19:00:00
Turma de Barcelos atuou mais de meia hora reduzida a dez elementos

Um golo solitário de Rodrigão ‘selou’ hoje a vitória do Gil Vicente sobre o Rio Ave, por 1-0, em encontro da 30.ª jornada da I Liga, que acelerou a manutenção dos minhotos na elite.

Numa tarde de calor abrasivo no Estádio Cidade de Barcelos, o defesa brasileiro faturou aos 39 minutos e assegurou três pontos importantes para os ‘galos’, que atuaram em inferioridade numérica desde os 54, por expulsão de Rúben Fernandes.

O Gil Vicente recuperou o 11.º lugar, com 36 pontos, a nove de distância da zona de despromoção, ao passo que o Rio Ave continua com 47 pontos, marcou passo na luta pelo acesso às provas europeias e colocou o quinto lugar à mercê do Famalicão, que tem menos dois e se desloca hoje ao terreno do Tondela.

Carlos Carvalhal preservou a construção a três a partir de zonas recuadas, assumindo o controlo das operações para atrair a pressão do Gil Vicente e libertar espaço nas ‘costas’ da linha média adversária, como atestou um contra-ataque conduzido na direita por Gelson Dala, aos 10 minutos, quando serviu o cabeceamento torto de Diego Lopes.

O ligeiro ascendente dos vila-condenses perdeu fulgor com a alteração precoce de Filipe Augusto pelo lesionado Al Musrati, aos 22 minutos, proporcionando conforto com bola aos pupilos de Vítor Oliveira, dependentes da rapidez de Baraye e Lourency e do dinamismo de Rúben Ribeiro para desenharem alguns ataques, mas sem efeitos práticos.

Penalizada pela elevada temperatura, a toada desinspirada e algo quezilenta arrastou-se após a pausa para hidratação, à meia hora, sendo desbloqueada através da bola parada, aos 39 minutos, num livre lateral de Rúben Ribeiro na direita, que foi correspondido nas alturas pelo central Rodrigão, sem dar hipóteses ao guarda-redes Pawel Kieszek.

O Rio Ave reforçou a presença ofensiva ao intervalo e ameaçou a igualdade logo na primeira jogada da etapa complementar, graças ao pontapé forte de Gelson Dala, que passou perto do alvo, e deu o mote para uma atitude mais adiantada dos visitados, acentuada com a expulsão do capitão gilista Rúben Fernandes, aos 54 minutos.

Mehdi Taremi cobrou um livre à figura de Denis aos 57, no mesmo minuto em que Lourency derrubou Gelson Dala na área e o árbitro Iancu Vasilica assinalou grande penalidade, decisão que reverteu cinco minutos mais tarde com auxílio do videoárbitro (VAR) e serviu para injetar confiança no conjunto de Barcelos.

À iniciativa do Rio Ave, repleta de trocas posicionais no último terço e sedenta de maior eficácia no cabeceamento de Mehdi Taremi, aos 68 minutos, o Gil Vicente diminuiu os índices de pressão e optou por encarar o avanço do relógio na expectativa, enquanto depositava crença nas transições concluídas por Lourency (65) e Samuel Lino (87).

A formação da foz do Ave ainda viu um golo anulado a Tarantini, aos 82 minutos, devido à posição irregular de Taremi, e ameaçou festejos pelos pés de Bruno Moreira em cima dos ‘descontos’, esforços prejudicados pela previsibilidade com bola dos ‘verde e brancos’, acompanhada pelas constantes interrupções, que premiaram o esforço minhoto.

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente - Rio Ave, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Rodrigão, 39 minutos.

Equipas:

Gil Vicente: Denis, Alex Pinto, Rodrigão, Rúben Fernandes, Edwin Banguera, Soares, Claude Gonçalves (Vitor Carvalho, 70), Yves Baraye (João Afonso, 56), Rúben Ribeiro (Ahmed Isaiah, 80), Lourency (Samuel Lino, 70) e Sandro Lima (Bozhidar Kraev, 80).

(Suplentes: Bruno Diniz, João Afonso, Hugo Vieira, Vitor Carvalho, Bozhidar Kraev, Samuel Lino e Ahmed Isaiah).

Treinador: Vitor Oliveira.

Rio Ave: Pawel Kieszek, Nélson Monte (Bruno Moreira, 46), Borevkovic, Matheus Reis, Pedro Amaral (Messias, 46), Tarantini (Leandro Silva, 90), Al Musrati (Filipe Augusto, 22), Carlos Mané, Gelson Dala, Diego Lopes e Mehdi Taremi.

(Suplentes: Paulo Vítor, Filipe Augusto, Bruno Moreira, Nuno Santos, Costinha, Eliseu Nadjack, Rúben Gonçalves, Messias e Leandro Silva).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edwin Banguera (02), Rúben Fernandes (28 e 54), Pedro Amaral (38), Sandro Lima (80) e Filipe Augusto (83). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rúben Fernandes (54).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.