Portugal
Reviravolta nos descontos dá vitória do Gil Vicente em Guimarães
2020-07-10 19:05:00
Kraev deu a vitória à equipa gilista ao minuto 99

O Gil Vicente garantiu hoje matematicamente a permanência na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer no terreno do Vitória de Guimarães por 2-1, com uma reviravolta nos descontos da segunda parte, em jogo da 31.ª jornada.

Em desvantagem na sequência de um golo de Bruno Duarte, aos 63 minutos, a formação de Barcelos tomou conta do jogo a partir do minuto 80, perante um adversário que se limitou a 'despejar' bolas, e viu o esforço recompensado com os tentos de Rúben Ribeiro, aos 90+3 minutos, e de Kraev, aos 90+9.

Com esses golos tardios, o Gil Vicente subiu provisoriamente ao nono lugar, com 39 pontos, mais 12 do que a primeira equipa na zona de despromoção, o Portimonense (17.º), quando há nove ainda em disputa, enquanto os vimaranenses, que tinham somado dois triunfos seguidos, estão em sétimo lugar, com 46, a quatro do quinto posto, que dá o apuramento europeu, ocupado pelo Rio Ave.

A primeira parte desenrolou-se sob uma toada de equilíbrio, com as equipas, lentas, face ao calor que se sentia no Estádio D. Afonso Henriques, a proporcionarem um jogo com poucos lances dignos de realce.

A segunda metade abriu com um lance mais perigoso do que qualquer um criado nos primeiros 45 minutos: Ola John recebeu a bola na ala esquerda e cruzou, rasteiro, para a pequena área, onde surgiu Bruno Duarte a 'emendar', mas por cima, aos 46.

O jogo 'arrefeceu' nos minutos seguintes, até por causa da interrupção de cinco minutos para o árbitro Vítor Ferreira trocar o equipamento sonoro, mas, quando os vimaranenses voltaram à área gilista, marcaram: o inglês Marcus Edwards ultrapassou Edwin Banguera e Ygor Nogueira, com bons pormenores técnicos, e serviu Bruno Duarte, que desviou para o seu oitavo golo no campeonato.

O treinador Vítor Oliveira respondeu, de imediato, ao golo sofrido, renovando as alas com as entradas de Samuel Lino e de Ahmed Isaiah, mas os 'galos' de Barcelos continuaram incapazes de 'furar' o quarteto defensivo vitoriano até ao minuto 81, quando Samuel Lino entrou na área e rematou à figura de Douglas.

A partir daí, o Gil Vicente dominou totalmente o jogo, circulando bem a bola nas imediações da área de um Vitória 'atrapalhado' com a bola e sem ela, e os golos da reviravolta acabaram por surgir.

O empate surgiu quando Rúben Ribeiro se isolou após erro de Sacko e atirou rasteiro, fora do alcance de Douglas, e o golo do triunfo gilista surgiu no penúltimo minuto, com Kraev a aproveitar um ressalto em lance disputado com Mikel Agu para marcar o seu sexto golo no campeonato, com um remate cruzado.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães - Gil Vicente, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Bruno Duarte, 63 minutos.

1-1, Rúben Ribeiro, 90+3.

1-2, Kraev, 90+9.

Equipas:

Vitória de Guimarães: Douglas, Sacko, Frederico Venâncio, Suliman, Florent, Mikel Agu, Dénis Poha (Pepê, 85), André André (André Almeida, 85), Marcus Edwards (Ouattara, 79), Ola John (Davidson, 68) e Bruno Duarte (João Pedro, 79).

(Suplentes: Jhonatan, Victor Garcia, Pedro Henrique, Pepê, André Almeida, Abouchabaka, Rochinha, Ouattara, Davidson e João Pedro).

Treinador: Ivo Vieira.

Gil Vicente: Denis, Alex Pinto, Rodrigão, Ygor Nogueira, Edwin Banguera, Soares, João Afonso, Yves Baraye (Ahmed Isaiah, 65), Rúben Ribeiro, Lourency (Samuel Lino, 65) e Hugo Vieira (Claude Gonçalves, 90+6).

(Suplentes: Bruno Diniz, Fernando Fonseca, Vítor Carvalho, Claude Gonçalves, Ahmed Isaiah, Bozhidar Kraev e Samuel Lino).

Treinador: Vítor Oliveira.

Árbitro: Vítor Ferreira (Associação de Futebol de Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Suliman (28) e Bruno Duarte (70).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.