Portugal
Rafael Leão: a estatística que quer evitar, o golo ao FC Porto... e Ronaldo
2018-03-29 15:15:00
A estatística da qual não quer fazer parte, o golo contra o FC Porto, a estreia aos 18 anos... e Cristiano Ronaldo.

Rafael Leão já conseguiu estrear-se pela equipa principal do Sporting apenas com 18 anos e até já marcou ao FC Porto, mas nem por isso se deslumbra com o futuro. "Sei que tenho muito para aprender e que a minha atitude, o meu empenho e o meu compromisso são partes fundamentais para que consiga atingir o sonho de me afirmar. Ainda sou jovem e não tenho pressa. Tenho, sim, uma grande vontade de evoluir e estou no lugar certo. Trabalho com seriedade e sem deslumbramentos", referiu o jovem leão em entrevista ao Goal.

Os fatores que aponta como fundamentais no trabalho têm por base com que não entre numa estatística negativa. Rafael Leão explicou. "Há muitos casos em que as coisas não correram bem para outros jovens e eu não quero entrar nessa estatística. Não é por já ter jogado na equipa principal que penso que sei tudo. Aliás, ainda não sei nada. Tenho mesmo muito para crescer ainda, é o início de um sonho."

Rafael Leão já conseguiu fazer o gosto ao pé diante do FC Porto, em pleno Estádio do Dragão e recordou esse momento. "Marquei o primeiro golo na equipa principal num jogo da Taça de Portugal, marquei o meu primeiro golo na Primeira Liga frente ao FC Porto, fiz a minha estreia em competições europeias com 18 anos... Estou muito feliz, mas consciente que ainda não provei nada. Tenho muito para aprender e evoluir. Serei aquilo em que o trabalho me transformar. É muito cedo para dizer o que serei. Tenho é vontade de ser um profissional exemplar, que vai trabalhar sempre muito forte e dar ouvidos a quem tem sucesso."

Quanto a referências, saltaram logo os nomes de Bas Dost, Gelson e... Cristiano Ronaldo. "Gosto muito do Bas Dost, que fala muito comigo nos treinos e me dá muitos conselhos. Aprendo muito com ele no momento de fazer golos. O Gelson também é uma referência. Faz coisas incríveis com a bola nos pés. Tento ir buscar um pouco dos dois para melhorar o que faço. Mas, para mim, o melhor do mundo é o Cristiano Ronaldo, que fez um percurso de sucesso com muito trabalho e, assim como eu, nasceu na academia do Sporting. É um exemplo a seguir."