Portugal
"Queres ver que a CMVM descobriu" que a OPA do Benfica era "vigarice?"
2020-03-23 22:10:00
Francisco J. Marques ataca rival depois do regulador chumbar a oferta pública de aquisição

Francisco J. Marques não demorou a reagir ao chumbo da OPA do Benfica à própria SAD, hoje anunciada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que pediu mais informação sobre a operação.

Através do Twitter, o diretor de comunicação do FC Porto classificou, com ironia, a OPA do Benfica como "vigarice".

"Queres ver que a CMVM descobriu que era tudo uma vigarice? Não acredito nisso e só mentes mal intencionadas podem pensar numa coisa dessas, afinal são todos bons rapazes...", escreveu o dirigente portista.

Ao indeferir a operação, a CMVM pediu ao Benfica "prestação de informação ao mercado".

O anúncio preliminar de lançamento da OPA da Sport Lisboa e Benfica (SLB) SGPS sobre 28,067% do capital da SAD aponta para a aquisição de 6.455.434 ações de categoria B, ao preço de cinco euros por ação, no valor máximo de 32,28 milhões de euros.

O preço de cinco euros por ação visa assegurar que os acionistas que adquiriram ações em 2001, na altura da entrada das ações em bolsa, possam vendê-las nesta OPA a um valor nominal semelhante ao então verificado.

O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.

A SLB SGPS detém 9,2 milhões ações de categoria A, correspondentes a 40% do capital social da SAD do Benfica, sendo ainda titular de 5,4 milhões de ações da categoria B, representativas de 23,6496% do capital da sociedade.

O Benfica já reagiu, em comunicado, a "deplorar" a divulgação de informação "de natureza confidencial" sobre a OPA.

Uma fonte oficial dos encarnados já tinha adiantado, à Lusa, que o Benfica pondera recorrer da decisão da CMVM.

Queres ver que a CMVM descobriu que era tudo uma vigarice? Não acredito nisso e só mentes mal intencionadas podem pensar numa coisa dessas, afinal são todos bons rapazes... pic.twitter.com/v7F3yCUinQ

— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) March 23, 2020