Portugal
"Que provas faltam para travar de vez esta palhaçada?", pergunta Duarte Gomes
2020-01-16 12:30:00
Ex-árbitro pede "coragem" para que se apliquem multas mais altas a quem critica arbitragem

Duarte Gomes mostra-se desagradado com o clima que vai rodeando o futebol português e a suspeição constante. "De que provas é que o futebol português precisa mais para travar de vez esta palhaçada?", questiona, pedindo multas para quem coloca em causa a seriedade dos árbitros.

"Haja coragem, meus senhores", deixa o apelo, dizendo que o dinheiro aplicado nas tecnologias para ajudar os árbitros devia "vir, todinho, das multas que punissem exemplarmente condutas comunicacionais que semeiam a discórdia e arruinam o bom nome da indústria."

Em artigo de opinião que assina na 'Tribuna Expresso', Duarte Gomes diz que as linhas tecnológicas usadas para analisar os foras de jogo são "a arma de arremesso perfeita" que os adeptos precisavam para duvidar dos árbitros.

Após as críticas dos últimos anos, desde que o VAR passou a ser usado, que se ia pedindo a colocação das linhas de apoio aos árbitros.

Duarte Gomes sustenta que a FPF investiu na colocação das mesmas mas reitera que as linhas tecnológicas dependem da indicação que o VAR dá ao técnico de imagem. 

"É falível? Sim. Claro que é", assinala Duarte Gomes, certo que é "falível na liga portuguesa, inglesa, italiana, espanhola ou alemã".

"E é esta verdade incontornável que as baboseiras comunicacionais e a cegueira clubista impedem de ver", aponta, crente de que "não há nada que não se consiga em termos informáticos".

"Acho que estará para breve uma solução a este nível. A acontecer, ela nunca diminuirá o ruído estéril sobre 'os adversários que são levados ao colo' ou 'os árbitros que roubam sempre os mesmos'".

Quando aí se chegar, Duarte Gomes espera que o "choradinho estratégico" vá "para outras paragens".