Portugal
"Procuro trabalhar todos os dias para ficar", diz Fernando Andrade
2019-04-11 11:25:00
Avançado chegou ao clube em janeiro

Fernando Andrade é um dos avançados que Sérgio Conceição tem, atualmente, ao serviço do FC Porto. O brasileiro, que sofreu uma grande penalidade que se viria a revelar decisiva no apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, conversou com a ESPN brasileira sobre a carreira e as dificuldades até chegar a um grande europeu.

"Fui dispensado umas cinco vezes. Joguei futsal até tarde e só aos 17 anos tive a segunda oportunidade no São Caetano, no Brasil", revelou Fernando Andrade que, aos 26 anos, recorda a passagem, em 2012, pelo Japão, onde não foi feliz.

"Voltei do Japão a achar que seria utilizado pelo São Caetano, mas não fui. Chegámos a um acordo e rescindi o meu contrato. Depois, fiquei sete meses em casa desempregado, foi difícil, mas acho que é o normal. Foi bom ter aprendido no Japão o que era o futebol profissional."

Nas voltas da vida e do futebol, Fernando Andrade lembra ainda que tudo mudou há quatro épocas. "O meu empresário disse-me que tinha oportunidade de ficar na segunda divisão no Brasil ou ir para II divisão de Portugal num clube que disputava a parte de baixo da tabela, o Oriental. Eu queria mudar e vir para a Europa para tentar abrir mercado. Felizmente, correu tudo bem."

Em Portugal, o avançado também representou o Penafiel e o Santa Clara, clube do qual saiu para a Invicta, numa transferência que marcou o mercado de janeiro, dado que além do FC Porto, foi apontado ao Benfica e terá até estado em Lisboa a negociar com as águias, segundo revelou, na altura, alguma imprensa.

"Desde que cheguei a Portugal que tinha o sonho de jogar no FC Porto e quando surgiu a possibilidade não pensei duas vezes. Essa oportunidade do FC Porto apanhou-me totalmente de surpresa. Sempre trabalhei muito para isso. O bom é chegar, estar aqui a vivenciar isso, a treinar todos os dias com grandes nomes e num clube de topo como é o FC Porto".

O atacante explicou ainda que "o difícil não é chegar, mas manter-se" e aos adeptos azuis e brancos deixa uma promessa. "Procuro trabalhar todos os dias para ficar."

Fernando Andrade só tem elogios para a experiência que está a ter no Dragão. "Muito boa, tive a chance de me estrear na Champions. Foi um sonho de criança que foi realizado. Estamos na reta final do campeonato e espero conseguir um título nesta temporada. Temos trabalhado muito forte, muitos sacríficos e foco. Estou muito feliz por tudo que tenho passado".