Portugal
Portugal é a pior liga do top europeu? Se calhar, sim…
2018-10-20 11:00:00
Não fossem os russos e a Liga Portuguesa seria, com uma grande vantagem, aquela em os jogadores menos conseguem driblar.

“Em Portugal há mais porrada do que futebol”. “Na Liga Portuguesa é só paragens e antijogo”. “Por cá, falta qualidade aos jogos”. Certamente já disse ou, pelo menos, já ouviu estas ou outras frases semelhantes. Por cá, faz-se mais faltas, dribla-se menos, joga-se mais pelo ar e remata-se torto. Pelo menos, é o que dizem os números. Já lá vamos.

A qualidade do futebol português não é reconhecida pela espetacularidade, pelo futebol atraente e muito menos pelos jogos emocionantes. Infelizmente, parece haver um conjunto de dados que o corrobora.

O site GoalPoint foi analisar alguns dados sobre os jogos em Portugal e nós, à boleia – mas citando a fonte, algo que ainda se faz pouco –, trazemos-lhe os aspetos mais interessantes. A análise foi feita aos jogos desde o início desta temporada até ao início de outubro. Analisaram, para além da portuguesa, as ligas de Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Turquia e Rússia.

Rematar mal e pouco driblar não dá saúde e faz-nos chorar

Primeiro, vamos ao lado do futebol positivo. O sal do drible, a pimenta do passe mortífero e a virtude do remate de certeiro. Por cá, há pouco disso.

Não fossem os russos e a Liga Portuguesa seria, com uma grande vantagem, aquela em os jogadores menos conseguem driblar. Falta de talento natural? Marcações cerradas? Equipas fechadas acabam por dar pouco espaço para os criativos arrancarem em condução? Talvez um pouco de tudo. Por cá, dribla-se pouco. E é melhor nem imaginarmos como será na Rússia.

Mas nem tudo está perdido. Apesar de Portugal ter a liga com menos passes para finalização, em matéria de remates à baliza até nem está mal de todo. Há gente bem pior, mesmo em ligas “big 5” como Espanha, Itália ou França.

No "bater" é que está o ganho?

Como vemos, Portugal é a pior liga do top europeu na parte feia do futebol. Destaque particular para as faltas cometidas, matéria na qual os jogadores e árbitros portugueses dão ao campeonato uma ventagem bem confortável no topo do ranking.

Por cá, são feitas mais 10 faltas (sim, leu bem) do que, por exemplo, em Inglaterra. 10 faltas.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa