Portugal
Portugal com muito boas recordações da Holanda
2019-06-08 14:10:00
Seleção Nacional soma sete vitórias e quatro empates em 13 jogos frente à 'Laranja Mecânica'

Portugal sofreu uma pesada derrota na última vez que encontrou a Holanda, num particular de preparação para o Mundial de futebol de 2018, mas tem um registo quase imbatível, e de boas recordações, em jogos oficiais.

Em março de 2018, em Genebra, na Suíça, quando estava ainda a preparar a participação no Campeonato do Mundo da Rússia, a seleção lusa foi derrotada por 3-0, com golos Depay, Babel e Van Dijk, jogadores que deverão no domingo marcar presença no Estádio do Dragão, na final da Liga das Nações.

Ao todo, Portugal venceu sete de 13 embates, empatou quatro e perdeu dois, mas sobressaiu sempre vitorioso nos três jogos, dramáticos, em fases finais de grandes competições internacionais.

Foi assim no Euro2004, em Alvalade (2-1), no Mundial2006 (1-0), no desafio mais ‘indisciplinado' da história da competição, com quatro expulsões, duas para cada lado, e no Euro2012 (2-1).

Curiosamente, estas duas seleções só se encontraram pela primeira vez em 17 de outubro de 1990, no Porto, na qualificação para o Campeonato da Europa de 1992. Os detentores do título tinham uma equipa poderosa, mas foi o conjunto de Artur Jorge a superiorizar-se, com um golo solitário de Rui Águas.

Um ano mais tarde, a Holanda desforrou-se em Roterdão, impondo-se pelo mesmo resultado - escasso face ao domínio anfitrião -, com um tento de Richard Witschge, e deixando a seleção portuguesa, já sob o comando técnico de Carlos Queiroz, fora da fase final do Euro92.

Seguiram-se três jogos particulares, que resultaram em duas vitórias portuguesas e um empate. Oceano e César Brito marcaram no triunfo por 2-0 em Faro, em 1992, e Portugal ficou a dever ao remate certeiro de Pedro Barbosa o primeiro sucesso em solo holandês, em Eindhoven, em 1995, antes do ‘nulo' registado em Paris, quatro anos mais tarde.

Sob o comando de António Oliveira, a equipa das ‘quinas' conquistou o apuramento para o Mundial de 2002, e para isso muito contribuiu a vitória por 2-0 em Roterdão, consumada com tentos de Sérgio Conceição e Pauleta.

Terceira classificada do grupo, a Holanda foi a grande desilusão da fase de qualificação europeia, enquanto Portugal seguiu para o Mundial da Coreia do Sul e do Japão na companhia da República da Irlanda, não sem antes de sofrer um enorme susto na receção aos holandeses.

O Estádio das Antas manteve-se em silêncio até aos 84 minutos, emudecido pelos golos de Jimmy e Kluivert, mas o tento de Pauleta a seis minutos do fim renovou a esperança, que se materializou já em período de compensação, quando Figo teve o sangue frio necessário para concretizar uma grande penalidade, a castigar falta sobre o avançado e fixar o 2-2 final.

Depois do empate 1-1 no particular realizado em Eindhoven, com o golo luso a ser marcado por Simão Sabrosa, Portugal obteve o mais importante sucesso sobre a Holanda na fase final do Euro2004, ganhando acesso à sua primeira final graças ao triunfo por 2-1 em Lisboa, consumado com golos da estrela emergente Cristiano Ronaldo e de Maniche, antes de Jorge Andrade minimizar a derrota holandesa ao marcar na própria baliza.

Portugal só voltou a encontrar a ‘laranja' dois anos mais tarde, de novo numa fase final e de novo beneficiando da eficácia de Maniche para se impor por 1-0 e seguir para os quartos de final do Alemanha2006.

A fase de grupos do Euro2012 marcou o último confronto oficial entre as duas seleções e o desfecho foi o mesmo dos dois anteriores: Portugal até esteve a perder, na sequência do golo de Rafael van der Vaart, mas o ‘bis' de Cristiano Ronaldo deu a volta ao resultado e permitiu à equipa lusa seguir em frente, chegando até às meias-finais, perdidas para a Espanha, que revalidaria o título europeu.

No calor de agosto de 2013, no Estádio do Algarve, num particular, Strootman adiantou a Holanda na primeira parte e Cristiano Ronaldo, já perto do fim, evitou a derrota de Portugal.

A final da primeira edição da Liga das Nações está agendada para domingo, às 19:45, no Estádio do Dragão, no Porto.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa