Portugal
Portugal arrecada milhões com a Liga das Nações
2018-11-18 23:30:00
Apuramento para a "final four" recheia cofres da Federação Portuguesa de Futebol

Rima e é verdade. Portugal está a arrecadar milhões com a Liga das Nações. O apuramento da Seleção Nacional para a fase final inerente ao primeiro lugar do grupo 3 da Liga A da nova competição de seleções da UEFA permite à Federação Portuguesa de Futebol ganhar no imediato 4,5 milhões de euros. De acordo com a atualização dos prémios da Liga dos Nações efetuada pelo organismo que superintende o futebol europeu, o prémio de presença corresponde a 2,25 milhões de euros e é precisamente esse o valor atribuído, em duplicado, ao vencedor de cada grupo da divisão A.

Por ser uma das quatro semi-finalistas, a Seleção Nacional vai também ser contemplada por um dos prémios relativos à final-four, a ter lugar precisamente no nosso país: o quarto classificado recebe mais 2,5 milhões de euros, o terceiro ganha 3,5 milhões de euros, o segundo fica com 4,5 milhões e o primeiro arrecada seis milhões de euros.

Contas feitas, o valor a encaixar por Portugal vai variar entre os sete, se não for além da quarta posição, e os 10,5 milhões de euros, na eventualidade de vencer a competição. Acresce que a fase final da prova irá decorrer no Porto e em Guimarães, com as implicações turísticas e a nível financeiro que esse facto irá implicar.

O nosso país irá organizar a derradeira fase da primeira edição da competição a disputar entre 5 e 9 de junho do próximo ano, num total de quatro encontros (meias-finais, terceiro e quarto lugares e final). As cidades-sede também estão definidas: Porto e Guimarães, com o Estádio do Dragão e o Estádio D. Afonso Henriques a servirem de palcos.

Ao terminarem em primeiro no grupo 3 da Liga A, os campeões europeus estarão assim no sorteio de 3 de dezembro, data em que ficarão definidos os emparelhamentos entre os quatro finalistas que discutirão o troféu da primeira edição desta prova. Ao mesmo tempo, a Seleção Nacional também ganhou a presença no "playoff" de apuramento para o Euro 2020, caso necessite do mesmo.

A UEFA deu luz verde ao aumento de prémios no passado mês de outubro No total, o organismo que superintende o futebol europeu vai distribuir 112, 887 milhões de euros pelas 55 seleções, divididas por vários escalões, o que representa um acréscimo de 36,625 milhões, tendo em conta que anteriormente, a verba total era de 76,25 milhões.