Portugal
"Perguntaram se tinha tomado um calmante". Conceição recorda palestra na Luz
2019-11-07 13:00:00
Treinador do FC Porto fala da carreira em entrevista à UEFA

Emotivo nos sentimentos, o treinador do FC Porto recorda agora uma palestra que fez e lhe ficou na memória por ter decorrido de forma pouco normal. Tudo aconteceu no Estádio da Luz, antes de um clássico contra o Benfica, que foi decidido ao cair do pano com um golo de Héctor Herrera. Sérgio Conceição reconhece que falou num tom mais tranquilo e o plantel ficou admirado.

"Foi uma palestra diferente do que eu estava habituado a fazer. Lembro-me de passar a mensagem que queria passar aos jogadores, mas de uma forma muito mais calma do que o habitual. Os meus adjuntos até me perguntaram se eu tinha tomado algum calmante", recordou Sérgio Conceição, em declarações à UEFA, onde também falou da ligação que tem ao clube da Invicta.

O técnico dos portistas reconhece ser uma "pessoa extremamente emotiva". "Aquilo que sou na minha vida passo-o para o futebol. Acho que não podemos nunca dissociar o homem do treinador", afiançou.

Sobre a carreira de técnico, Conceição considera que "hoje em dia parece que está na moda ser treinador" mas destaca que é importante que o treinador tenha sido jogador mas não só.

"É impossível apenas agarrar-se nessa experiência enquanto jogador. É preciso estudar muito e perceber que ser treinador é muito mais do que meramente organizar uma unidade de treino", disse, lembrando aquilo que um técnico que tenha sido jogador consegue perceber no balneário.

"A capacidade de olhar para os jogadores e captar alguns sinais mesmo quando eles não o exprimem por palavras. Esse conhecimento adquirido dentro do balneário é importante, mas é preciso muito mais do que isso para se ser um treinador."