Portugal
Pedro Martins e o VAR: "Para um determinado jogo há desculpas, para outros não"
2018-02-16 13:15:00
O treinador do Vitória de Guimarães elogiou a ferramenta que é o VAR, mas criticou as decisões que têm sido tomadas.

O Vitória de Guimarães defronta o SC Braga no domingo, em dérbi minhoto, e a arbitragem foi o tema em principal destaque na conferência de imprensa de antevisão de Pedro Martins. A atuação do vídeo-árbitro nos dois últimos jogos dos vimaranenses, contra Moreirense e Boavista, foi alvo de duras críticas da parte do treinador.

"Não sou homem de fugir à responsabilidade. Falo por mim, falo também porque vejo insatisfação dos jogadores, dos adeptos. Mas o VAR, nos últimos jogos, tem ficando aquém do que pode fazer", começou por referir Pedro Martins. "É uma ferramenta genial, que pode ajudar os árbitros, mas os árbitros não têm ajuizado da melhor forma. Lamento que se venham desculpar para alguns jogos. O Vitória merecia um tratamento igual ao de outros clubes. Em Moreira de Cónegos e no último jogo o VAR penalizou-nos imenso. Todas as equipas têm de ter o mesmo tratamento. Para um determinado jogo há um certo tipo de desculpas e para outros não há. Tivemos uma reunião entre todos os clubes, mas, pelos vistos, as coisas não resultaram. Não somos de vir para a praça pública, mas, face a estas situações somos obrigados a defender o Vitória. Há uma descrença muito grande por aquilo que tem acontecido", prosseguiu o timoneiro dos minhotos.

Pedro Martins condenou ainda as práticas de todos os atos de racismo e também de homofobia, tendo em conta os insultos de cariz racista que Konan, lateral do Vitória, foi alvo recentemente. "Qualquer ato que represente homofobia ou racismo é condenável. Quando isto aconteceu ao Konan, todo o grupo saiu em defesa dele. Estamos unidos e coesos, porque faz parte da nossa família. Pessoas que têm este tipo de comportamentos neste século... Estamos aqui prontos para protegê-lo e para demonstrar que é positivo o que aconteceu com ele."

No que diz respeito à diferença de 17 pontos de desvantagem para o rival SC Braga, Pedro martins salientou que o objetivo é chegar às competições europeias, seja por via do quarto ou do quinto lugar na Primeira Liga. "Na época passada, estávamos bem atrasados e acabámos por ter uma vantagem bem significativa sobre o quinto. O nosso grande objetivo é atingir uma competição europeia. Era importante e prestigiante se conseguíssemos esta época, independentemente de ficarmos em quarto ou quinto. Não deixa de ser prestigiante uma competição europeia na história deste grande clube."