Portugal
"Os treinadores têm que deixar o conhecimento nos computadores do Sporting"
2020-04-08 00:15:00
Abel Ferreira lembra ensinamento de Pedro Mil-Homens

Desafiado a comentar a importância do 'scouting', Abel Ferreira citou um ensinamento que aprendeu com Pedro Mil-Homens na formação do Sporting.

Ao sustentar que um treinador tem de ser contratado para dar seguimento a um projeto do clube, o antigo técnico das camadas jovens dos leões defendeu que cabe a um treinador "dar o melhor" pelo projeto que lhe é apresentado.

"Eu trabalho para o clube. Parafraseando o professor Pedro Mil-Homens, os treinadores que vêm para o Sporting têm que deixar todo o conhecimento aqui nos computadores. Depois, podem ir embora", afirmou, ao participar no Quarentena da Bola.

Abel Ferreira insistiu na importância de "contratar as pessoas certas", englobando o 'scouting'.

"Depois, as decisões de recrutamento estão lá", sustentou.

"Como treinador, tens a responsabilidade de ter reuniões e delegar quem são os responsáveis por filtrar as informações até chegarem dois a três jogadores a ti. O treinador não tem tempo para ver dez jogos de um jogador", insistiu.

Segundo Abel Ferreira, "os clubes bem organizados sabem que tipo de treinador querem e que tipo de estrutura têm".

"O treinador passa, o clube fica. Qual é a filosofia que quero? Quais são os treinadores que entram neste perfil? Então vamos buscar o que queremos", concluiu.

Pedro Mil-Homens, que esteve uma década como responsável da formação do Sporting, é desde 2017 o diretor da formação do Benfica.