Portugal
Os sul-africanos de Benfica e Sporting que começam a brilhar
2017-06-25 20:10:00
Uma águia e um leão, praticamente desconhecidos em Portugal, foram chamados à seleção principal da África do Sul

Liam Jordan e Thabo Cele. Dois nomes, por enquanto, pouco conhecidos no futebol português mas que jogam em Sporting e Benfica, respetivamente, e têm conquistado o seu espaço nas seleções da África do Sul.

Os dois fizeram parte da equipa do país africano no Mundial sub-20, realizado há poucas semanas, e foram agora chamados pelo selecionador nacional Stuart Baxter para representar a seleção A dos 'bafana-bafana' na Cosafa Cup, um torneio anual, chegando assim ao ponto mais alto do futebol do seu país.

De Massamá para a Luz (com Jorge Mendes pelo meio)

Thabo Cele (na foto acima) assinou pelo Benfica em março deste ano, quando ainda estava a representar o Real SC. Chegou a Portugal em 2016, precisamente para jogar pelo clube de Massamá, proveniente da KZN Academy, do seu país-natal. Quem conhece e jogou com Cele, que conta 20 anos, não poupa os elogios ao médio.

"Com bola, tem muita qualidade. Ainda está em fase de crescimento, tem algumas perdas a nível tático, mas é forte no drible, no passe curto, talvez algo a melhorar no passe longo. Mas em termos de futebol curto e moderno, é o que se pede", revelou Kikas, que jogou a segunda metade da temporada no Real SC por empréstimo do Leixões SC, ao Bancada. O antigo jogador do Sporting foi ainda mais longe: "ainda ontem comentava com um colega meu que ele pode vir a ser um dos grandes jogadores aqui em Portugal".

Mas, afinal, como é que Thabo Cele chegou a Portugal? Pedro Gasparinho, treinador adjunto do Real SC em 2016/17, contou ao Bancada o que aconteceu, ainda que não saiba todos os pormenores.

"Eu penso que foi um dos treinadores que passou pelo Real SC que tinha interesses ou negócios na África do Sul que acabou por descobrir o miúdo e fazer com que ele viesse fazer um teste ao Real. Acabou por ficar", disse-nos Gasparinho, que assegurou não saber o nome do respetivo técnico visto que não estava "diretamente ligado" à situação.

Cele deu nas vistas e motivou o interesse de Benfica, contra quem jogou na Taça de Portugal, e FC Porto, tendo escolhido os primeiros. Mas não antes de passar a ser representado pela Gestifute, a empresa do super-agente Jorge Mendes. "Penso que sim, que ele assinou este ano com a Gestifute", confirmou Gasparinho.

Liam Jordan chegou emprestado ao Sporting em 2016 (Foto: Sporting)

Jordan treinou no Benfica mas acabou no Sporting

No mesmo ano da chegada de Cele a Portugal, um compatriota tornou-se leão. Liam Jordan, de apenas 18 anos, aterrou em Lisboa prestes a iniciar o último ano de júnior. Antes, já havia feito testes em clubes como o Manchester United, Sunderland AFC, Brøndby IF e... Benfica.

Zeca Marques, treinador português radicado na África do Sul, explicou ao Bancada de que forma Liam Jordan chegou a Alvalade, tendo estado emprestado com opção de compra pelo Bidvest Wits FC em 2016/17.

"O Sporting ligou para um indíviduo aqui na África do Sul que é o João Gomes, um adepto do Sporting que tem boas relações com o clube. Eu sei do assunto porque ele falou comigo sobre o Jordan. Ele era para ir para o Benfica, o Sporting ouviu falar da história, falou com o João Gomes e ele falou comigo, tendo eu dado a minha opinião sobre o jogador. Já que o jogador estava em Portugal, foi parar ao Sporting", revelou.

A estadia do jovem nos leões não tem sido, no entanto, a mais produtiva. Jogou apenas dois encontros pelos juniores verdes e brancos, sagrando-se campeão nacional no escalão. No entanto, o agente de Liam Jordan, Glyn Binkin, revelou ao portal 'TimeLIVE' que o Sporting pretende acionar a opção de compra e ficar com o passe de Jordan, mas nada está concluído. O Bancada tentou entrar em contacto com Binkin, mas não teve sucesso.