Portugal
Os números desmentem Peseiro: Este Sporting é mais desequilibrado
2018-10-24 17:35:00
O técnico leonino diz-se, agora, mais treinador e mais equilibrado defensivamente do que em 2004

José Peseiro afirmou, durante esta semana, que é mais treinador do que era aquando da primeira passagem pelo Sporting, E justificou-o com o facto de ser "mais estável e com maior equilíbrio ofensivo e defensivo". A verdade é que os números contradizem Peseiro e o Sporting da presente temporada já sofreu mais golos do que o Sporting dos primeiros onze jogos de 2004/05. Curiosamente, os leões até marcaram mais golos, esta temporada, do que em 2004/05, ano que Peseiro recordou um Sporting "muito ofensivo e irreverente, mas com falta de equilíbrio defensivo."

Ao fim de onze jogos oficiais, os leões apresentam uma média de um golo sofrido por partida, esta temporada. Aliás, nos onze jogos oficiais já disputados, em 2018/19, o Sporting apenas não sofreu qualquer golo em três, sempre em casa. Foi nas vitórias frente a Feirense (1-0), Qarabag (2-0) e Marítimo (2-0). Se olharmos para os golos marcados, os verdes e brancos somam, por esta altura, 20.

 

Os onze primeiros jogos oficiais do Sporting esta temporada

 

Dito isto, decidimos analisar os primeiros onze jogos oficiais de 2004/05, época de estreia de José Peseiro como treinador do Sporting, a tal equipa leonina que Peseiro lembrou, esta semana, como "muito ofensiva e irreverente, mas com falta de equilíbrio defensivo". A verdade é que o atual treinador dos leões esqueceu-se de que nesse ano, nos primeiros onze jogos, o Sporting sofreu menos golos (e até marcou menos) do que na presente temporada.

Em 2004/05, não só o Sporting sofreu menos golos - nove nos primeiros onze jogos oficiais - como manteve a sua baliza inviolada em cinco partidas. Vitórias frente a Rapid Viena (2-0), Belenenses (3-0) e Penafiel e empates a zero com Rio Ave e Rapid Viena.

 

Os onze primeiros jogos oficiais do Sporting em 2004/05

 

É certo que os números não explicam tudo, nem atestam a filosofia ou a ideia de jogo que um treinador queira implementar numa equipa, mas estas figuras contradizem as palavras de José Peseiro. O Sporting está, esta temporada, mais instável e com menor equilíbrio defensivo e, para adensar o problema, apresenta maiores dificuldades no processo ofensivo do que em 2004/05.