Portugal
"Os atletas da formação dormem em colchões com 16 anos", diz Varandas
2019-02-22 18:50:00
Presidente do Sporting revelou os trabalhos que estão a ser feitos na formação do clube

Frederico Varandas, presidente do Sporting, revelou esta sexta-feira a situação que o clube atravessa. Em conferência de imprensa, Varandas fez um ponto de situação do que está a ser feito no seio dos 'leões', nomeadamente nos escalões de formação. 

"Nos últimos cinco anos, foram contratados 38 jogadores para a equipa B e os jogadores que subiram perderam espaço competitivo. Dos 38 contratados nenhum chegou à equipa A e a equipa B desceu de divisão e acabou. A pirâmide está invertida. Temos mais jogadores na academia do que no polo universitário. Temos plantéis demasiado grandes", começou por explicar o presidente leonino, antes de incidir sobre as infraestruturas da Academia. 

"Os sub-23 treinam num relvado com 16 anos e a duração máxima é 10 anos. Custa 200 mil euros mudar o relvado. O meu treinador queixa-se todos os dias do relvado. A equipa de juniores e futebol feminino treinavam num sintético com buracos. Com buracos. Os atletas da formação vivem em quartos com os mesmos colchões de há 16 anos. E os mesmos móveis. As máquinas no ginásio têm partes rasgadas", revelou. "Estamos a melhorar os quartos dos miúdos. (...) Vamos construir mais quatro ou cinco campos, mas nem Roma nem a Academia se constroem num dia".

"Não se compra na formação, semeia-se e depois colhe-se", resumiu.