Portugal
Onze pistas para ver o Sporting-Marítimo
2018-01-06 18:00:00
Sporting e Marítimo defrontam-se este domingo, em Alvalade, pelas 18h00.

É instalado na segunda posição da liga portuguesa, a dois pontos do FC Porto, que o Sporting recebe este domingo o sexto classificado Marítimo, depois de nenhuma das duas equipas ter vencido na jornada 16. O Sporting, tendo empatado perante o Benfica na Luz e o Marítimo, depois de ter perdido pela primeira vez em casa em vários meses ao ter sido derrotado por 2-1 pelo GD Chaves, resultado que permitiu ao Rio Ave ultrapassar o conjunto de Daniel Ramos na classificação da liga portuguesa.

- Apesar da receção do Sporting ao Marítimo ser o primeiro encontro da temporada entre ambos os clubes para a Liga Portuguesa, leões e maritimistas já se defrontaram esta temporada em Alvalade. Na altura, em setembro, em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, Sporting e Marítimo não saíram do nulo.

- O Sporting segue mesmo numa série de dois jogos sem conseguir vencer o Marítimo. Ao encontro desta temporada da Taça da Liga, acrescenta-se o jogo da temporada passada relativo à 18ª jornada da liga portuguesa quando, no Funchal, a 21 de janeiro, Marítimo e Sporting empataram a dois golos. Bas Dost e Gelson Martins fizeram os golos do Sporting, enquanto Éber Bessa e Raúl Silva, esta temporada ao serviço do SC Braga, fizeram os golos do Marítimo. Dos jogadores utilizados por Jorge Jesus nesse encontro, Schelotto, Paulo Oliveira, Zeegelaar, Adrien e Joel Campbell já não fazem parte do plantel do Sporting. Já o Marítimo certamente utilizará uma equipa bem diferenta já que António Xavier, Patrick Vieira, Maurício, Deyvison, Raúl Silva, Fransérgio, Dyego Sousa e Alex Soares já não moram no Funchal.

- Recentemente, só entre Fevereiro de 2012 e Fevereiro de 2013 o Sporting esteve sem vencer o Marítimo tanto tempo. Na altura, o Sporting esteve quatro jogos consecutivos sem conseguir bater a equipa insular – naquela que foi mesmo a maior série da história entre os dois clubes sem qualquer vitória sportinguista -, ainda que, depois disso, tenha embarcado numa série de oito vitórias consecutivas perante o Marítimo. Daniel Ramos, à 18ª jornada da Liga Portuguesa passada, lá conseguiu travar o Leão.

- Sporting e Marítimo irão enfrentar-se pela 94ª vez este domingo e o saldo é claramente favorável para a equipa de Lisboa. O Sporting já venceu 65 dos 93 jogos disputados, sendo que desses 93, 48 foram jogados em Alvalade. No terreno do Sporting, a equipa da casa venceu mesmo 75% dos jogos disputados, com o Marítimo a ter vencido em Alvalade somente por cinco vezes.

- O Marítimo desloca-se este domingo a Alvalade e tentará fazer algo que não consegue desde 2013: vencer no terreno do Sporting. Na altura, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga Portuguesa, o Marítimo, orientado por Pedro Martins, foi a Alvalade vencer por 1-0 com golo de Suk. Desde então, muito mudou. Do Sporting de Jesualdo Ferreira sobra apenas Rui Patrício; Salin, que foi o guarda redes do Marítimo nesse jogo é hoje atleta do Sporting, e nenhum dos jogadores utilizados por Pedro Martins está ainda no plantel maritimista.

- Em caso de derrota em Alvalade, o Marítimo registará a pior sequência de resultados esta temporada na liga portuguesa alcançando a terceira derrota consecutiva. Três jogos sem vencer são também o pior registo do conjunto de Daniel Ramos esta temporada, porém, quando o registou, alcançou duas derrotas e um empate entre as jornadas 7 e 9. Em caso de derrota, o Marítimo regista mesmo a pior sequência de jogos sem pontuar desde que Daniel Ramos tomou conta da equipa insular.

- O Sporting recebe o Marítimo numa série de 17 encontros consecutivos para a Liga Portuguesa sem qualquer derrota. A última derrota do conjunto de Alvalade remonta já a maio de 2017 em jogo a contar para a 33ª jornada da Liga quando a equipa de Jorge Jesus perdeu por 2-1 perante o Feirense em Santa Maria da Feira. A última derrota caseira do Sporting para a liga portuguesa havia acontecido na semana anterior, quando o Belenenses foi a Alvalade vencer por 3-1. Desde então, só o FC Barcelona venceu em Alvalade.

- O Sporting segue atualmente numa série de 22 encontros sem qualquer derrota perante adversários nacionais, um registo que deixa o conjunto de Jorge Jesus com os olhos postos na temporada 1994/95, altura que o Sporting, orientado por Carlos Queirós, apenas ao 23º encontro perante adversários nacionais perdeu finalmente. Na altura, o carrasco do Sporting acabou por ser o Estrela da Amadora que venceu em Alvalade por 1-0.

- A deslocação do Marítimo a Alvalade definirá o quinto confronto de Daniel Ramos e o Sporting, com o técnico madeirense ainda à procura da primeira vitória perante o emblema de Alvalade. O registo não é animador, mas não é totalmente negativo já que em duas das quatro ocasiões em que Daniel Ramos defrontou o Sporting conseguiu, pelo menos, empatar o jogo. Precisamente já ao serviço Marítimo. Depois de derrotas ao serviço do Vilanovense, em 2001, e do FC Famalicão, em 2015, Daniel Ramos registou empates nos dois encontros mais recentes que disputou perante o Sporting.

- Também perante as equipas de Jorge Jesus, Daniel Ramos ainda não regista qualquer vitória. Aos dois jogos disputados ao serviço do Marítimo em 2017, acresce um encontro enquanto treinador da Naval 1º Maio em 2011, altura que o emblema da Figueira da Foz defrontou o Benfica em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Então disputado no Municipal José Bento Pessoa, o encontro acabou por ser vencido pelo Benfica, por 1-0, com golo de Rodrigo aos 82 minutos.

- Já o registo de Jorge Jesus perante a equipa do Marítimo é favorável ao técnico e é preciso recuar até 2008 para ver uma equipa de Jorge Jesus perder um encontro caseiro perante o Marítimo. Aconteceu quando Jesus era ainda treinador do Belenenses, com o emblema madeirense a ter vencido no Restelo por 3-1. Desde então, Jorge Jesus só perdeu por mais duas vezes perante o Marítimo e ambas na Madeira ao serviço do Benfica. Caso não perca este domingo, uma equipa sua registará o 10º encontro consecutivo sem qualquer derrota perante o Marítimo.