Portugal
Onze pistas para ver o Sporting-Feirense
2018-02-10 17:05:00
O Sporting venceu apenas uma das últimas seis partidas que realizou e o Feirense sabe defender fora de portas

O Sporting defronta o Feirense, em Alvalade, na pior fase da temporada para os leões. Duas derrotas consecutivas e apenas uma vitória (no tempo regulamentar) nas últimas seis partidas disputadas pela equipa orientada por Jorge Jesus. Já o conjunto de Nuno Manta Santos chega a Alvalade com um registo defensivo fora de portas só ao alcance dos melhores classificados.

- O Sporting marcou sempre que defrontou o Feirense, mesmo na partida que terminou com a única derrota dos leões nos confrontos com o conjunto de Santa Maria da Feira. Esse desaire aconteceu na temporada 2016/17 terminou com um resultado de 2-1 para os fogaceiros. De resto, o saldo é claramente favorável para o Sporting que venceu dez jogos e perdeu um. Marcou 32 golos e sofreu nove.

- O Feirense marca poucos golos na condição de visitante. É a par com o Marítimo o segundo pior ataque fora de portas com apenas oito golos marcados. Pior só o Belenenses com cinco golos contabilizados além Restelo.

- No sentido inverso, a equipa de Nuno Manta Santos tem um registo invejável no que respeita a golos sofridos longe de Santa Maria da Feira. Com 13 golos sofridos na condição de visitante, o Feirense só é superado pelos 12 do CD Tondela, nove de Sporting e Benfica e quatro do FC Porto.

- Por sua vez, o Sporting é a equipa que menos golos sofreu na condição de visitado: quatro. Superando os registos de Benfica (5) e FC Porto (7).  O último golo sofrido pelo Sporting, em Alvalade, aconteceu no empate a 2-2 com o SC Braga. Antes disso apenas Estoril-Praia e GD Chaves haviam amenizado as respectivas derrotas com um golo cada.

- O Sporting atravessa a pior fase da temporada. A equipa de Jorge Jesus vem de duas derrotas consecutivas, algo inédito na presente campanha. Aliás, o Sporting venceu apenas uma partida das últimas seis que realizou. Foi frente ao Vitória de Guimarães e com um golo de Mathieu aos 84 minutos. De resto empates com Vitória de Setúbal  (duas vezes, uma para a Taça da Liga que terminou com os leões a baterem os sadinos nos penáltis), um empate com o FC Porto na meia final da Taça da Liga (o Sporting venceu nos penáltis) e duas derrotas: uma com o FC Porto na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal e com o Estoril-Praia.

- Com Fábio Coentrão e Acuña de fora por castigo, cresce a dúvida para perceber como comporá Jorge Jesus a ala esquerda do Sporting. Para a posição de lateral-esquerdo pode surgir a estreia de Lumor, recentemente contratado ao Portimonense.

- Tal como o Sporting, Jorge Jesus experimentou o sabor da derrota diante do Feirense apenas uma vez e aconteceu, já como treinador dos leões, na pretérita temporada quando ao verdes e brancos foram a Santa Maria da Feira perder por 2-1. De resto, Jorge Jesus conta seis vitórias e um empate frente ao Feirense.

- No Feirense o guarda-redes Caio Secco é o único totalista. O brasileiro completou os 21 jogos que a equipa já disputou na Primeira Liga. Depois de Secco aparecem o central Flávio Ramos e o lateral Jean Sony, ambos com participação em 19 partidas, 18 delas completas.

- O melhor marcador da equipa liderada por Nuno Manta Santos para o campeonato é o central Luís Rocha com quatro golos, os mesmos daqueles que conseguiu Etebo antes de rumar ao Las Palmas.

- No Sporting os totalistas na Primeira Liga são dois: Rui Patrício e Sebastián Coates disputaram todos os 21 jogos já realizados no campeonato. Bruno Fernandes e Rodrigo Battaglia também participaram nas 21 jornadas da Liga, mas não de forma completa.

- Com Bas Dost ainda lesionado é muito provável que Doumbia repita a titularidade que lhe foi atribuída nas partidas diante Estoril-Praia e FC Porto, que terminaram, ambas, com derrota para o Sporting sem que os leões tivessem conseguido marcar qualquer golo.