Portugal
Onze pistas para ver o SC Braga-Benfica
António José Oliveira
2018-01-12 17:00:00
Sérgio Conceição foi o último treinador do SC Braga a derrotar o Benfica na cidade dos arcebispos

Sérgio Conceição foi o treinador que derrotou o Benfica pela última vez em Braga. A 26 de outubro de 2014, Talisca colocou a equipa da Luz, na altura dirigida por Jorge Jesus, na frente mediante um golo apontado aos dois minutos de jogo, tendo Éder e Salvador Agra apontado os golos que resultaram no triunfo dos arsenalistas, então liderados pelo atual treinador do FC Porto.

- O Benfica vai defrontar o SC Braga pela terceira vez esta temporada. A equipa liderada por Rui Vitória, que tem apenas mais três pontos do que o adversário deste sábado, venceu os arsenalistas na jornada inicial da Liga, a 9 de agosto, por 3-1, com golos de Seferovic, Jonas e Salvio, tendo Hassan efetuado o remate certeiro do conjunto de Abel Ferreira. Um empate marcou o reencontro das duas equipas a 20 de setembro em jogo respeitante à fase de grupos da Taça da Liga. Jiménez marcou para as águias e Ricardo Ferreira empatou para os bracarenses. O resultado foi penalizador para os encarnados que acabaram por ser eliminados da competição, fruto de mais dois empates.

- Na cidade dos arcebispos, Jonas tentará dar continuidade ao excelente início de temporada. O brasileiro já marcou por 20 vezes na Liga e fez cinco assistências, participando em 25 dos 40 golos do Benfica, o que representa 62,5 por cento da produção ofensiva. Nas principais ligas europeias, ninguém foi mais efetivo do que o camisola 10 esta temporada: fez golos por 20 ocasiões em 17 jogos, enquanto que o italiano Ciro Immobile, da Lazio, precisou de 18 jogos para marcar o mesmo número de golos.

- O avançado brasileiro tem por hábito fazer golos ao SC Braga. Em três épocas e meia de águia ao peito já marcou por meia dúzia de vezes aos minhotos, duas em 2014/15, duas na época seguinte, uma em 2016/17 e outra já esta época na primeira jornada do campeonato.

- Há quase quatro meses que o clube da águia não perde para a Liga. A última e única derrota averbada no campeonato teve lugar a 16 de setembro no Estádio do Bessa, frente ao Boavista. Jonas colocou os encarnados na frente do marcador, mas Renato Santos e Fábio Espinho deram a volta ao jogo.

- Ao serviço do Benfica frente ao SC Braga, Rui Vitória contabiliza oito jogos, correspondentes a sete triunfos e um empate. Em termos absolutos, na respetiva carreira, em 22 desafios, venceu 12, empatou cinco e perdeu outros tantos.

- Abel Ferreira nunca venceu Rui Vitória. O percurso do jovem treinador ainda é curto, mas já defrontou o técnico benfiquista por duas vezes no pouco tempo em que está à frente do SC Braga. Uma derrota e um empate perfazem o registo de Abel que, pela primeira vez, defronta o Benfica na condição de visitado.

- O Benfica não perde há 11 jogos consecutivos na Liga, tendo, no entanto, registado empates diante de Marítimo, FC Porto e, mais recentemente, diante do Sporting, no Estádio da Luz.

- Os encarnados são a terceira melhor defesa fora de portas, registando sete golos sofridos, tantos quanto o Rio Ave, mais um do que o Sporting e mais quatro do que o FC Porto. Já em termos atacantes têm o segundo melhor registo ofensivo só superados pelo rival de Alvalade. Os leões somam 18 remates certeiros contra 17 das águias. Já o FC Porto contabiliza 15 golos.

- O SC Braga só perdeu um jogo em casa neste campeonato. Aconteceu frente ao FC Porto. Um golo de Corona aos sete minutos resultou no desaire dos arsenalistas, que não têm qualquer empate como visitados, somando oito triunfos. 

- Só Benfica, Sporting e Marítimo têm melhor defesa em casa do que os arsenalistas. O conjunto de Abel Ferreira sofreu apenas cinco golos, contra quatro das três equipas citadas, superando o registo do líder FC Porto, que soma seis golos sofridos como visitado.

Sê o primeiro a comentar: