Portugal
Onze pistas para ver o Portugal-Ilhas Faroé
2017-08-30 19:45:00
Em caso de vitória, Portugal supera o registo de cinco vitórias consecutivas da fase de qualificação para o Mundial'1994

Em caso de vitória frente às Ilhas Faroé na quinta-feira, a seleção portuguesa supera o registo de cinco vitórias consecutivas conseguidas na caminhada para o Mundial’1994 que terminou em desilusão e assinala um novo recorde em fases de grupos de qualificações para mundiais. Cristiano Ronaldo marcou em todas as cinco partidas que realizou nesta fase de qualificação depois de ter falhado a deslocação à Suíça, melhor apenas o polaco Robert Lewandowski que marcou nos seis jogos realizados pela seleção polaca.

- Caso vença frente à seleção das Ilhas Faroé esta quinta-feira, a seleção lusa chega à melhor sequência de sempre. Nunca antes Portugal venceu seis jogos consecutivos numa fase de grupos de qualificação para um Mundial. O melhor registo é referente à campanha que viu Portugal falhar a qualificação para o Mundial’1994: depois de um empate frente à Suíça (1-1) foram cinco triunfos seguidos, Escócia (5-0), Malta (4-0), Estónia (2-0), Suíça (1-0), Estónia novamente (3-0). Série interrompida pela derrota frente à seleção italiana por 1-0.

- Cristiano Ronaldo falhou o jogo frente à Suíça, no qual Portugal perdeu por 2-0, daí para cá, o capitão da seleção marcou em todos os jogos a contar para a fase de qualificação para o Mundial’2018: marcou dois na vitória por 3-0 em terras letãs, outros dois na vitória por 3-0 frente à Hungria no Estádio da Luz, mais dois na vitória por 4-1 frente à Letónia, em Portugal, conseguiu um na vitória por 6-0 na deslocação às Ilhas Faroé e marcou por quatro vezes na vitória por 6-0 diante da selecção de Andorra.

- Ronaldo é a par de Robert Lewandowski o melhor marcador da fase de qualificação para o Mundial’2018 com 11 golos. O polaco marcou em todos os jogos da seleção da Polónia na fase de qualificação para o Mundial da Rússia.

- O Sporting é o clube que mais jogadores fornece a Fernando Santos. Foram chamados seis jogadores dos leões: Rui Patrício, Fábio Coentrão, William Carvalho, Adrien, Bruno Fernandes e Gelson Martins. A última vez que uma equipa alimentou a seleção com seis atletas foi também o Sporting. Aconteceu na viagem à Dinamarca para a qualificação para o Euro’2016 e que Portugal acabaria por vencer por 1-0. Do Sporting foram chamados: Rui Patrício, Cédric, Adrien, William Carvalho, João Mário e Nani.

- Portugal e Ilhas Faroé apenas se cruzaram em duas ocasiões. A primeira aconteceu num encontro de caráter particular em agosto de 2008 no Estádio Municipal de Aveiro, no qual a seleção das quinas saiu com um triunfo por 5-0, marcaram Carlos Martins, Simão, Duda, Bruno Alves e Nani. O segundo duelo entre estas duas seleções ocorreu já na caminhada para o Mundial’2018, e a vitória sorriu de novo a Portugal (6-0) na viagem às Ilhas Faroé com os golos a serem marcados por André Silva (3), Cristiano Ronaldo, João Moutinho e João Cancelo.

- Dos 134 jogos oficiais realizados pela seleção das Ilhas Faroé, em qualificações para Campeonatos do Mundo e da Europa, contabilizam-se apenas 12 vitórias, 12 empates e 110 derrotas.

- Em todos os seis jogos realizados pela selecção das Ilhas Faroé, na fase de qualificação para o Mundial’2018, houve sempre uma equipa que ficou em branco: Hungria (0-0), Letónia (2-0), Portugal (0-6), Suíça (0-2), Andorra (0-0) e Suíça novamente (0-2).

- Ao contrário do que aconteceu na caminhada para o Mundial’2014 em que a selecção das Ilhas Faroé apenas averbou um ponto, resultante de um empate caseiro diante da seleção do Cazaquistão (1-1), nos dez jogos realizados, a selecção nórdica conta já, nos seis jogos realizados, com cinco pontos, resultantes de dois empates (Andorra e Hungria) e uma vitória (Letónia).

- Bruno Fernandes foi chamado para suprir a lesão de Pizzi e pode cumprir a estreia com a camisola principal da seleção depois de ter sido uma presença regular nas seleções jovens. O médio tem estado em destaque neste início de época ao serviço do Sporting. Bruno Fernandes marcou três golos nas quatro jornadas da Primeira Liga. Todos eles de fora da área.

- Nélson Oliveira regressa à seleção quase dois anos depois da última ocasião em que vestiu a camisola das quinas. Foi num jogo particular frente ao Luxemburgo em novembro de 2015 no qual Portugal acabaria por sair vencedor (2-0), com golos de André André e Nani.

- Bruma pode estrear-se com a camisola da seleção principal. O atacante havia sido convocado por duas vezes quando era Paulo Bento o selecionador nacional sem, no entanto, ter sido utilizado. Ambas as ocasiões referem-se à fase de qualificação para o Mundial’2014: em outubro de 2013, Bruma viu do banco a vitória de Portugal por 3-0 frente ao Luxemburgo e um mês mais tarde assistiu, também a partir do banco de suplentes, ao triunfo diante da seleção sueca (1-0).