Portugal
Onze pistas para ver o Portimonense-Sporting
2018-10-06 20:00:00
Algarvios e lisboetas encontram-se este domingo pelas 20h00 para a sétima jornada da Liga

- Os dois emblemas encontram-se em posições bem diferentes na tabela classificativa. O Sporting ocupa, juntamente com o Rio Ave, a quarta posição do campeonato com 13 pontos resultantes de quatro empates, um empate com o Benfica e uma derrota com o SC Braga. Já o Portimonense é o último classificado da Liga com apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e quatro derrotas), partilhando o lugar com o Aves e o Boavista.

- O Sporting já realizou nove partidas em 2018/19 para três competições: Liga, Liga Europa e Taça da Liga. Os leões somaram sete vitórias, um empate e uma derrota, marcaram 16 golos e sofreram seis. A formação leonina tem estado irrepreensível em Alvalade, onde venceu todos os desafios, mas já perdeu em Braga e empatou na Luz em jogos para o campeonato.

- O Portimonense, por outro lado, realizou sete jogos esta temporada: seis para a Liga e um para a Taça da Liga. Nesses sete encontros, ganhou apenas um, tendo empatado outro e perdido cinco. Marcou seis golos e sofreu 15, tendo deixado bolas entrar na sua baliza em todos os jogos.

- Portimonense e Sporting já se encontraram 32 vezes a nível oficial em toda a história e a vantagem é claramente verde e branca. O Sporting venceu 22 vezes, empatou cinco e perdeu outras cinco. Contudo, o domínio dos lisboetas fica mais fraco se olharmos apenas para os encontros em Portimão. Em 17 partidas, o Portimonense tem cinco vitórias e o Sporting tem sete, com cinco jogos a terminarem empatados.

- O último Portimonense-Sporting aconteceu na segunda volta da Liga em 2017/18 e terminou com a vitória dos visitantes por 2-1. Bruno Fernandes apontou os dois golos do Sporting, enquanto Fabrício foi o autor do tento da equipa da casa.

- Apesar das dificuldades em ser historicamente dominador em Portimão, a maior vitória do Sporting sobre o Portimonense aconteceu na casa dos algarvios. Em 1983/84, os leões de Jozef Venglos foram ao terreno dos alvinegros triunfar por uns esclarecedores 6-0, com a curiosidade de cinco golos terem sido apontados no segundo tempo. Mário Jorge, Romeu Silva, Jordão, Manuel Fernandes, Jason e Virgílio foram os jogadores do Sporting responsáveis pelo resultado final.

- José Peseiro, atual treinador do Sporting, não tem um histórico feliz contra o Portimonense. O técnico defrontou os algarvios nove vezes na carreira ao serviço de União de Montemor, Oriental, Nacional e Vitória de Guimarães, mas apenas venceu duas vezes (empatou três e perdeu outras duas). Já António Folha nunca enfrentou a equipa principal do Sporting.

- A última vez que o Portimonense venceu o Sporting foi em 2015/16. Na fase de grupos da Taça da Liga, o conjunto então orientado por José Augusto recebeu e derrotou o Sporting de Jorge Jesus por 2-0. Ewerton apontou os dois golos da equipa da casa.

- No campeonato, contudo, é preciso recuar 30 anos para ver um triunfo do Portimonense sobre o Sporting. Foi em 1988/89, com o clube do Algarve a vencer por 3-1 com golos de César Brito, José Pedro e Valdo. Paulinho Cascavel foi o autor do golo leonino.

- Os dois melhores marcadores em jogos entre Sporting e Portimonense são ambos leões. Jordão e Manuel Fernandes colocaram, cada um, sete bolas no fundo das redes dos alvinegros, com o primeiro a precisar de 14 jogos para o fazer e o segundo a atingir a marca em 18 partidas.

- Logo a seguir a Jordão e a Manuel Fernandes aparece Peyroteo. A lenda do clube de Alvalade só defrontou o Portimonense uma vez, mas marcou... cinco golos. Aconteceu para a Taça de Portugal de 1947/48 e o Sporting venceu por 6-1, tendo Vasques apontado o outro golo verde e branco.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa