Portugal
Onze pistas para ver o Portimonense-Benfica
2018-02-09 18:35:00
O Benfica vai defrontar um Portimonense que não sabe o que é ganhar ao conjunto encarnado

O Portimonense nunca venceu o Benfica e a última vez que os algarvios conseguiram roubar pontos, em casa, aos encarnados era jogador do Portimonense Vítor Oliveira. Aconteceu em 1984/85 e o resultado terminou num redondo 0-0. Os olhos vão estar em cima de dois jogadores: no Benfica, Jonas que marca há dez jogos consecutivos e no Portimonense, Fabrício que marcou seis golos nos últimos três jogos dos algarvios.

-O Portimonense nunca venceu o Benfica. Dos 39 jogos entre ambas as equipas, os encarnados venceram em 31 ocasiões e cederam oito empates. Nesses encontros, o benfica marcou 92 golos e o Portimonense 19.

-Era Vítor Oliveira jogador do Portimonense na última vez que os algarvios roubaram pontos ao Benfica, no Algarve. Aconteceu na temporada 1984/85 e o resultado final ficou num empate a zero.

-O Portimonense está a atravessar a melhor fase da época. A equipa liderada por Vítor Oliveira vem de duas vitórias consecutivas (Marítimo, 3-0, e Rio Ave, 4-1). Uma situação inédita na presente temporada. Os algarvios não tinham, ainda, em 2017/18, conseguido dois jogos seguidos a ganhar.

-O encontro entre Portimonense e Benfica, agendado para sábado (20h30), será o terceiro entre as duas equipa na presente temporada. A primeira ocasião marcou a jornada cinco da Primeira Liga e, no Estádio da Luz, o Benfica viu-se e desejou-se para vencer a turma algarvia que esteve a vencer por 1-0. Os encarnados deram a volta ao marcador com um golo de penálti, por Jonas, e com o “chouriço” de André Almeida, como disse, na análise a essa partida, Vítor Oliveira. Meses mais tarde, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, o Portimonense “sacou” um empate a dois depois de ter estado a perder por 2-0.

-Em caso de triunfo, o Benfica soma 53 pontos e supera os 52 de 2015/16 - à passagem da 22.ª jornada -, primeiro ano de Rui Vitória e aquele que valeu aos encarnados o recorde de pontos no final de um campeonato português: 88 pontos. No entanto, ficam aquém dos 54 conquistados depois de 22 jogos na pretérita temporada.

-Em caso de vitória, o Portimonense chega aos 27 pontos à passagem da 22.ª jornada. Supera o registo total conseguido pelos algarvios na última participação no escalão maior do futebol português. Foi em 2010/11 e nessa época, disputada a 16 equipas e como tal com apenas 30 jornadas, o Portimonense viu-se relegado para a Segunda Liga na penúltima posição com apenas 25 pontos. Nesse ano, com 22 jornadas disputadas, os algarvios tinham apenas 15 pontos. Menos dez caso o Portimonense empate com o Benfica e menos 12 se os comandados de Vítor Oliveira vencerem as àguias.

-Jonas continua imparável e caso marque na deslocação ao Algarve aumenta para onze o número de jogos consecutivos em que marca.

-O Portimonense marcou sete golos nas duas últimas jornadas da Primeira Liga, três frente ao Marítimo e quatro diante do Rio Ave. Este registo faz da equipa de Vítor Oliveira a equipa com mais golos nas referidas jornadas superando o seis...do Benfica. Os encarnados marcaram cinco frente ao Rio Ave e um na deslocação ao Restelo.

-Fabrício é o jogador em destaque no Portimonense. O avançado brasileiro marcou seis golos nos últimos três jogos da equipa algarvia. Bisou na vitória por 3-0, na Madeira, frente ao Marítimo; conseguiu um hat-trick na vitória caseira diante do Rio Ave e marcou o único golo do Portimonense na derrota por 2-1 na receção ao SC Braga.

-No Benfica fica a dúvida de quem será o escolhido por Rui Vitória para calçar as botas de Krovinovic. Isto porque o treinador das águias experimentou dois jogadores diferentes nos dois jogos já realizados depois da lesão do médio croata. No empate no Restelo jogou João Carvalho e na vitória, na Luz, perante o Rio Ave, atuou Zivkovic.

-O confronto entre Vítor Oliveira e Rui Vitória é marcado pelo equilíbrio. Os dois treinadores já se encontraram por cinco ocasiões. Vítor Oliveira venceu dua vezes, ambas como treinador do Trofense e contra o CD Fátima; Rui Vitória venceu outras duas, uma como líder do CD Fátima e outra, já, como treinador do Benfica.