Portugal
Onze pistas para ver o Hungria-Portugal
2017-09-02 19:45:00
Hungria e Portugal medem forças no domingo, pelas 19h45, partida a contar para o apuramento para o Mundial 2018

Sem derrotas. É este o saldo de resultados da Seleção Nacional nos 12 confrontos que já teve com a Hungria. Portugal venceu oito dos encontros que teve com a congénere húngara, com quatro empates pelo meio (o último dos quais teve lugar no Europeu 2016, partida que terminou com um 3-3 e que resultou com Portugal a ficar no terceiro lugar do grupo e com ambas a serem qualificadas para os oitavos de final). Quando comparado com o registo diante das restantes seleções do grupo de apuramento para o Mundial 2018, apenas a Suíça apresenta um saldo superior de triunfos do que derrotas com Portugal. Em 21 jogos com a seleção suíça, a Seleção Nacional venceu apenas seis e perdeu dez. Contra as Ilhas Faroé (três), Andorra (quatro) e Letónia (seis), a equipa das quinas tem um saldo 100% positivo, ganhou todos os duelos que teve com essas seleções.

- A Seleção Nacional chega à Hungria numa senda de seis vitórias consecutivas, após a goleada imposta na quinta-feira às Ilhas Faroé. O único desaire da equipa comandada por Fernando Santos no apuramento para o Mundial teve lugar logo na primeira ronda, na deslocação à Suíça. Desde então, Portugal conta por triunfos todos os encontros realizados nesta fase de qualificação.

- Portugal é a terceira seleção com mais golos apontados na fase de qualificação europeia para o Mundial 2018. A equipa das quinas chega à Hungria com 27 golos apontados em sete rondas disputadas e encontra-se somente atrás de Bélgica (33) e Alemanha (29) no que concerne à veia goleadora.

- Por falar em golos marcados, é também de análise o saldo de tentos concedidos pelas seleções que se defrontam no domingo. Nas sete rondas realizadas até ao momento, Portugal sofreu apenas quatro golos (dois da Suíça, um de Letónia e outro de Ilhas Faroé), ao passo que a Hungria tem oito golos concedidos (três de Portugal, outros tantos da Suíça, um de Letónia e um de Andorra).

- A Hungria recebe Portugal com um saldo de três vitórias, outras tantas derrotas e um empate no apuramento para o Mundial. Nos jogos disputados em casa, a seleção húngara conta dois triunfos e um desaire (contra a Suíça). Ainda nos encontros realizados na condição de seleção visitada, a Hungria apresenta um saldo de nove golos marcados e quatro sofridos, para o qual contribuem as duas vitórias frente à Letónia (3-1) e Andorra (4-0).

- Após ter ultrapassado Pelé na lista de melhores marcadores de seleções de todos os tempos, Cristiano Ronaldo poderá agora subir ainda mais lugares no topo da lista, caso faça o gosto ao pé diante da Hungria. O internacional português tem 78 golos apontados pela Seleção Nacional e está a par de Saeed (78 pelo Iraque), a um de igualar Chitalu (79 pela Zâmbia) e dois de Kamamoto (80 pelo Japão). No que diz respeito apenas a seleções europeias, é Puskas quem se encontra no topo, com 84 golos marcados, precisamente, ao serviço da seleção húngara. Ali Daei é o principal artilheiro de sempre em seleções, com 104 apontados pelo Irão.

- Para além de estar a escalar lugares no topo da lista de melhores marcadores de seleções, Cristiano Ronaldo é também o principal artilheiro desta fase de qualificação para o Mundial 2018. O internacional português soma já 14 golos apontados em seis jogos disputados (não participou na primeira jornada, frente à Suíça), mais três do que o polaco Robert Lewandowski (11) e cinco do que o belga Romelu Lukaku (nove).

- Se Cristiano Ronaldo é o principal artilheiro da Seleção Nacional, do lado da Hungria é Ádám Szalai que maior veia goleadora tem demonstrado neste apuramento para o Mundial. O avançado húngaro leva cinco golos apontados pela seleção na fase de qualificação.

- Nos sete encontros realizados por ambas as seleções neste apuramento, é de destacar que nenhum jogador das duas foi admoestado com cartão vermelho, dado de nível disciplinar.

-  À partida para o encontro deste domingo, apenas cinco jogadores, entre Portugal e Hungria, são até agora totalistas nesta fase de qualificação para o Mundial 2018. Do lado da equipa das quinas, apenas Rui Patrício e José Fonte somaram os 630 minutos dos sete jogos disputados até ao momento, ao passo que na Hungria Péter Gulácsi, Balázs Dzsudzsák e Ádám Nagy.

- Entre os jogadores chamados por Fernando Santos para o duplo compromisso (Ilhas Faroé, já realizado, e Hungria) estão presentes três que ainda aguaram pela estreia em campo pela Seleção A. Bruno Fernandes, Bruno Varela e Bruma, podem vir a fazer a estreia com a camisola da equipa das quinas, caso o timoneiro português decida lançá-los na partida deste domingo.