Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Vitória de Setúbal
2018-04-22 20:00:00
Jogo marcado para esta segunda-feira.

Se as tendências passadas mandarem, o jogo entre FC Porto e Vitória de Setúbal, marcado para esta segunda-feira, será jogado em meio campo e será um festival de remates à baliza sadina.

- Fazer a diferença pelo ar? O FC Porto é a equipa que mais duelos aéreos ganha (quase 21 por jogo), enquanto o Vitória é a terceira que menos lances ganha no ar (cerca de 13 por jogo).

- Assalto à bruta: O FC Porto é a equipa que mais remata (quase 18 remates por jogo), enquanto o Vitória é a terceira que menos remates tenta (cerca de dez por jogo).

- Outro dado interessante remete para o tempo de permanência no meio campo adversário. Que o FC Porto estaria no topo (ou perto disso) não seria surpresa. O interessante é ver que o Vitória é a quarta equipa que menos tempo passa no meio campo adversário, o que permite prever uma equipa a atacar com poucos jogadores e a escolher bem os momentos de se esticar no relvado do Dragão.

- Aboubakar, que chegou a ser a principal referência ofensiva do FC Porto, atravessa um período muito negativo em termos de finalização. O camaronês não marca há nove jogos (antes disso já tinha estado outros quatro sem marcar) e o FC Porto, que tem sido menos concretizador do que noutras fases da temporada, bem precisa de um Aboubakar mais certeiro.

 

- O FC Porto tem Marega, Aboubakar e Soares, mas o Vitória tem Edinho. O avançado português já leva nove golos na Liga, uma marca sempre respeitável numa equipa da segunda metade da tabela.

- Os dois homens a parar, no FC Porto, estão bem identificados: Alex Telles é o jogador com mais assistências na Liga Portuguesa (11) e tem sido fundamental a servir os goleadores, enquanto Brahimi é o jogador com mais dribles por jogo e é fulcral na criação de jogo ofensivo e desequilíbrios.

- Mora em Setúbal o segundo jogador da Liga com mais interceções por jogo. É José Semedo que, simultaneamente, é o jogador… com mais faltas por jogo.

- O Vitória é, em igualdade com o Paços de Ferreira, a equipa com menos triunfos fora de casa (apenas um). Já o FC Porto, tal como o SC Braga, é a equipa que mais vence no seu campo (14 triunfos).

- O Vitória até tem um bom ataque fora de casa (só cinco equipas marcam mais), mas o problema tem estado na solidez defensiva fora do Bonfim: com 35 golos sofridos, são a equipa mais batida.

- O Vitória esteve de 1996 a 2005 sem pontuar no campo do FC Porto e, depois, de 2005 até 2016. Foram 20 anos com apenas dois pontos conquistados em casa dos portistas, mas este último ainda está bem fresco na memória de sadinos e dragões. Em 2016/17, o Vitória de Couceiro conseguiu aguentar o 0-0 frente ao FC Porto de Nuno Espírito Santo.