Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Vitória de Guimarães
2018-08-24 21:00:00
Os dragões recebem um adversário que poucas "cócegas" tem feito no Estádio do Dragão

O FC Porto recebe um adversário que pouco tem incomodado no EStádio do Dragão e que apenas marcou dois golos marcou nas últimas sete visitas à casa dos dragões. O mau início de temporada do Vitória de Guimarães, que soma três derrotas em outros tantos jogos oficiais, faz lembrar o arranque de campanha do GD Chaves em 2017/18, então liderado pelo agora técnico dos minhotos.

- O FC Porto venceu os último cinco encontro com o vitória de Guimarães em jogos para todas as competições. É preciso recuar a 17 de janeiro de 2016 para encontrar um resultado que não o triunfo dos dragões. Foi na 18.º jornada da liga, no Dom Afonso Henriques e o Vitória bateu o FC Porto por 1-0, golo de Bouba Saré. Curiosamente, Sérgio Conceição era o treinador dos minhotos. No banco do FC Porto estava sentado Rui Barros, após o despedimento de julen Lopetegui.

- Antes disso, o FC Porto só havia perdido frente ao Vitória de Guimarães na temporada 2004/05, na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Mais uma vez no Dom Afonso Henriques, o Vitória bateu o FC Porto por 2-1, com Nuno Assis a bisar e Derlei a marcar o golo de honra dos dragões.

- Desde o início do novo milénio, FC Porto e Vitória de Guimarães defrontaram-se em 42 ocasiões. Os dragões contam com 34 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas.

- Se nos cingirmos apenas aos jogos realizados em casa do FC Porto, depois de 2000, foram 19 vezes que estas duas equipas se encontraram. Os dragões venceram 18. O único empate aconteceu na temporada 2004/05 (0-0), era José Couceiro treinador do FC Porto e no banco vitoriano sentava-se Manuel Machado.

- O Vitória de Guimarães marcou apenas dois golos nas últimas sete visitas ao Estádio do Dragão, curiosamente, ambos os golos foram marcados na última visita. Raphinha e Heldon marcaram, mas não impediram a derrota minhota por 4-2, em jogo a contar para a 17.ª jornada da temporada passada.

- O FC Porto anunciou que não mais bilhetes disponíveis para o encontro de sábado, às 21h. Espera-se então muito apoio para a equipa de Sérgio Conceição.

- Esta onda de entusiasmo surge após uma vitória suada na deslocação a Lisboa para defrontar o Belenenses, com o golo da vitória (3-2) a surgir no tempo de descontos. O Fc Porto entra para o jogo com o Vitória de Guimarães com três vitórias em outros tantos jogos oficiais.

- No Vitória de Guimarães, o cenário é negro. Os minhotos perderam as três partidas oficiais de 2018/19. Duas derrotas caseiras frente a Feirense (1-0, na segunda jornada da Liga) e CD Tondela (2-0, para a Taça da Liga) e um desaire na visita ao Benfica, por 3-2.

- O mau início de temporada do Vitória de Guimarães, que este ano é orientado por Luís Castro, traz a memória o péssimo arranque do técnico na temporada passada quando dirigia o GD Chaves. Os flavienses perderam cinco dos primeiros jogos oficiais de 2017/18. No entanto, Luís Castro conseguiu dar a volta a momento da equipa e terminaria a temporada na sexta posição.

- André André vai voltar a pisar o Estádio do Dragão depois da festa de campeão nacional realizada no final da temporada passada. O médio, que já havia representado o Vitória de Guimarães, esteve no FC Porto nas últimas três temporadas

- Otávio está a realizar um dos melhores arranques de temporada da sua carreira e parece ter ganho o lugar a Corona. É com curiosidade que se aguarda por nova prestação do médio ofensivo, que já passou pelo Vitória de Guimarães.