Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Vitória de Guimarães
2017-12-13 20:15:00
O FC Porto vai numa série de seis duelos consecutivos com o Vitória SC no Dragão sem sofrer golos.

O FC Porto recebe esta quinta-feira o Vitória de Guimarães para os oitavos de final da Taça de Portugal e os dados estatísticos jogam a favor dos portistas que vão numa série de 11 jogos consecutivos sem perder em todas as competições: sete vitórias e quatro empates (Leixões, Besiktas, Aves e Benfica). A última derrota dos dragões foi a 17 de outubro na casa do RB Leipzig por 3-2. A última derrota no Dragão ocorreu a 13 de setembro com o Besiktas por 3-1.

- O Vitória de Guimarães também está a atravessar um bom momento de resultados. Não perde há quatro jogos (VVEV). A última derrota da equipa de Pedro Martins aconteceu a 23 de novembro na deslocação a Salzburgo para a Liga Europa (3-0). A nível interno, os vimaranenses não perdem desde a goleada sofrida em casa frente à Oliveirense (4-1) a 11 de novembro para a Taça da Liga.

- A última equipa que a nível nacional derrotou o FC Porto no Dragão foi o Sporting, a 30 de abril de 2016, em jogo a contar para a Liga. Dois golos de Slimani e um de Bruno César marcaram pelos leões, Herrera pelos portistas.

- A última vez que FC Porto e Vitória de Guimarães se defrontaram para a Taça de Portugal ocorreu a 10 de novembro de 2013, em Guimarães, e o FC Porto venceu por 2-0, em jogo da quarta eliminatória. Fernando e Jackson Martínez fizeram os golos. Paulo Fonseca era o treinador dos dragões, Rui Vitória o técnico dos vimaranenses.

- Nessa época (2013/14),o FC Porto chegaria às meias-finais onde foi eliminado pelo Benfica que acabaria por vencer a competição derrotando o Rio Ave na final.

- A última visita do Vitória SC ao Dragão foi a 10 de setembro de 2016, no triunfo do FC Porto por 3-0, em jogo da 4ª jornada do campeonato transacto. Os golos da equipa protista foram apontados por Marcano, Óliver Torres e João Aurélio na própria baliza.

- O FC Porto vai numa série de seis duelos consecutivos com o Vitória SC no Dragão sem sofrer golos, e sempre a vencer. O último tento sofrido aconteceu a 22 de janeiro de 2012, por intermédio de Abdel Faouzi, num jogo para o campeonato em que a vitória sorriu aos dragões por 3-1.

- As duas equipas já se defrontaram por 15 vezes na Taça de Portugal. O saldo é favorável ao FC Porto: 11 vitórias para a equipa portista, um empate e três derrotas.

- O confronto desta quinta-feira será o quinto entre FC Porto e Vitória de Guimarães no Dragão em jogos para a Taça de Portugal. O FC Porto nunca perdeu com o Vitória de Guimarães num total de quatro jogos até aqui realizados. Tem um empate (3-3, após prolongamento, em 1974/75) e três vitórias (5-0 em 1987, 3-1 em 1964 e 11-1 em 1939).

- Para chegar aqui, o FC Porto eliminou o Lusitano de Évora por 6-0 fora e o Portimonense em casa por 3-2. O Vitória de Guimarães, por sua vez, eliminou o Vasco da Gama por 6-1 , fora, e o Feirense em casa por 2-1. Aboubakar, com três golos, é o melhor marcador dos dragões na prova (bisou frente ao Lusitano de Évora e fez um golo ao Portimonense). O uruguaio David Texeira, com dois golos, pouco utilizado por Pedro Martins no campeonato, é o melhor marcador dos vimaranenses na prova, com dois golos ao Vasco da Gama.

- FC Porto e Vitória de Guimarães já se encontraram por duas vezes na final da Taça de Portugal e sempre com vantagem para a equipa portista: 6-2 em 2011, 1-0 em 1988.