Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-GD Chaves
Fernando Gamito
2018-09-13 19:30:00
O GD Chaves volta ao Dragão, um palco que não traz boa memória aos flavienses nesta temporada.

FC Porto e GD Chaves medem forças na sexta-feira (20h30), em pleno Estádio do Dragão, para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O recinto dos azuis e brancos não traz boa memória aos flavienses nesta temporada, num confronto que tem o histórico quase totalmente do lado da equipa de Sérgio Conceição. Ainda assim, este é o troféu que continua a fugir ao palmarés do emblema da Invicta. Aqui ficam onze pistas para abrir o apetite para o jogo.

- FC Porto e GD Chaves integram o grupo C da Taça da Liga de 2018/19. O Belenenses SAD e o Varzim são os emblemas que completam o agrupamento.

- As duas equipas já se defrontaram esta temporada, mais precisamente na jornada inaugural da Primeira Liga, e o desfecho não foi nada satisfatório para o GD Chaves. O conjunto flaviense saiu goleado por 5-0 da deslocação ao Estádio do Dragão, a 11 de agosto. Aboubakar (bis), Brahimi, Corona e Marius foram os autores dos golos que culminaram no triunfo azul e branco.

- Em cinco jogos realizados esta época, o FC Porto soma quatro triunfos e uma derrota. A equipa de Sérgio Conceição começou a temporada a conquistar a Supertaça frente ao Aves (3-1) e a vencer na receção ao GD Chaves (5-0) e na deslocação ao Belenenses SAD (3-2). Depois, surgiu o único desaire, na receção ao Vitória de Guimarães (3-2). No último compromisso, os dragões cumpriram e ganharam ao Moreirense por 3-0.

- O GD Chaves não começou bem a época e leva uma vitória, um empate e três derrotas nos jogos oficiais realizados até agora. O único triunfo dos flavienses foi diante do Portimonense (2-0), para o campeonato, sendo que na Taça da Liga já empatou sem golos frente ao FC Arouca (nulo no tempo regulamentar, vitória nos penáltis). As derrotas ocorreram frente a SC Braga, Marítimo e FC Porto.

- Na época passada, o FC Porto chegou até às meias finais da Taça da Liga. Os azuis e brancos foram eliminados pelo Sporting (vencedor do troféu em título) nas grandes penalidades (4-3), após um nulo no tempo regulamentar. Na fase de grupos, os dragões tinham deixado para trás o Leixões, o Rio Ave e o FC Paços de Ferreira.

- O GD Chaves não foi além da segunda fase da Taça da Liga em 2017/18. A equipa flaviense foi eliminada pelo Portimonense na eliminatória que antecedeu a fase de grupos. Nesse encontro, os algarvios venceram por 3-1, com golos de Ricardo Pessoa, Fabrício e Paulinho. Tiba fez o golo dos transmontanos.

- Nesta temporada, o GD Chaves já disputou uma partida para a Taça da Liga, na eliminatória que antecedeu esta fase de grupos. A 29 de julho, na segunda fase da competição, a equipa treinada por Daniel Ramos venceu o FC Arouca nos penáltis (5-3), na sequência de um empate sem golos no tempo regulamentar.

- Nos 35 compromissos realizados, até hoje, entre FC Porto e GD Chaves, os flavienses venceram apenas um (em 1988, então para o principal escalão, o Chaves ganhou por 2-0). Os dragões apresentam um saldo bem mais positivo, com 32 triunfos. O empate foi o resultado final em duas ocasiões.

- Aboubakar e Brahimi são os principais artilheiros do FC Porto neste início de temporada. O avançado maliano e o extremo argelino somam três golos cada em 2017//18. Nos azuis e brancos, Corona também tem mostrado alguma veia finalizadora, com dois golos apontados.

- O GD Chaves tem apenas três golos marcados nesta época, pelo que não tem principal artilheiro, mas sim três jogadores com um golo faturado em 2017/18. São eles Perdigão, William e Marcão.

- A Taça da Liga é o troféu que continua a iludir o FC Porto. Os azuis e brancos ainda não conseguiram conquistar a prova desde que foi instaurada no futebol português. Os dragões já foram finalistas em 2012/13 e 2009/10, mas saíram derrotados de ambos os jogos decisivos. No palmarés da Taça da Liga encontram-se Benfica (sete vezes), Sporting (uma), Moreirense (uma), SC Braga (uma) e Vitória de Setúbal (uma).

Sê o primeiro a comentar: