Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-GD Chaves
2018-08-10 21:00:00
Dragões e transmontanos encontram-se este sábado no Estádio do Dragão para a primeira jornada do campeonato (21h00)

- É a primeira vez que FC Porto e GD Chaves se encontram na primeira jornada do campeonato. O mais cedo que os dois emblemas se defrontaram na Liga foi à terceira jornada. Aconteceu em quatro ocasiões, tendo os dragões triunfado em todas elas. Foi em 1986/87, 1989/90, 1995/96 e 1996/97.

- O FC Porto tem um domínio assinalável no histórico de confrontos com o GD Chaves. Em 34 jogos para todas as competições, os azuis e brancos venceram 31 e empataram dois, tendo perdido apenas um duelo com os flavienses. A jogar em casa, o FC Porto venceu todas as 16 partidas que realizou com o GD Chaves.

- A única vitória do GD Chaves sobre o FC Porto aconteceu a 1 de dezembro de 1988, na 15ª jornada do campeonato. A formação de Trás-os-Montes bateu os portistas por 2-0 com golos de Zdravkov e Gilberto. Do lado do FC Porto estavam jogadores como João Pinto, Jaime Pacheco, Fernando Gomes, Rui Águas ou Rabah Madjer e o treinador era Artur Jorge.

- Na última época, o FC Porto recebeu o GD Chaves na quinta jornada da Liga e venceu sem dificuldades por 3-0. Os golos foram todos apontados na segunda parte por intermédio de Vincent Aboubakar (49'), Soares (86') e Moussa Marega (88'). Sérgio Conceição já era o técnico portista, enquanto Luís Castro comandava os destinos do GD Chaves.

- Sérgio Conceição e Daniel Ramos defrontaram-se apenas duas vezes enquanto treinadores e ambas foram referentes à última Liga. Quando Ramos era técnico do Marítimo, os insulares perderam nas duas voltas do campeonato contra o FC Porto, tendo saído derrotados do Dragão por 3-1 e perdido o desafio na Madeira por 0-1.

- Ainda assim, Daniel Ramos conta no currículo com uma vitória sobre o FC Porto. E aconteceu de forma surpreendente e improvável quando o técnico orientava os destinos do... FC Famalicão. Em jogo para a Taça da Liga, os famalicenses triunfaram por 1-0 graças ao golo de Mauro Alonso aos 58'. Comandado por Rui Barros, o FC Porto começou a partida com Helton na baliza e jogadores como Lichnovsky, José Ángel, Imbula, Suk ou Varela.

- É a estreia do FC Porto de forma oficial em 2018/19. A última temporada foi memorável para os dragões, que colocaram um ponto final na hegemonia no Benfica e levantaram o título nacional pela primeira vez desde 2013. O objetivo para esta época é, naturalmente, revalidar a conquista do campeonato.

- O GD Chaves também vem de uma temporada positiva. Com Luís Castro, os flavienses acabaram a Liga na sexta posição, tendo lutado por um lugar europeu até aos últimos instantes. O clube conseguiu 47 pontos, menos quatro que o quinto classificado Rio Ave, e foi o quinto melhor ataque da tabela classificativa, com 47 golos marcados.

- Mário Jardel é o melhor marcador em embates entre FC Porto e GD Chaves. O avançado brasileiro faturou oito vezes em apenas seis partidas, tendo inclusive apontado um 'hat-trick' numa vitória por 4-2 e um 'bis' noutro triunfo por 4-0. A seguir a Jardel, os melhores marcadores são Domingos Paciência (seis), Elói, Fernando Gomes e Soares (todos com quatro). O melhor marcador do GD Chaves contra o FC Porto é o búlgaro Radi, com três golos em cinco jogos.

- Já o jogador com mais jogos entre FC Porto e GD Chaves na história é João Pinto. O antigo defesa azul e branco defrontou os flavienses nada mais nada menos que 17 vezes, jogando quase 1500 minutos. Foi expulso uma vez e não marcou nenhum golo.

- As duas maiores vitórias do FC Porto sobre o GD Chaves em casa terminaramcom o resultado de 4-1. A primeira foi em 1990, com os golos azuis e brancos a serem apontados por Geraldão, Stéphane Demol e Rui Águas (dois), e a segunda aconteceu em 1992, com Paulo Pereira, Fernando Couto, Domingos Paciência e Rui Filipe a faturarem para o FC Porto.