Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-GD Chaves
2017-09-08 20:30:00
Dragões pretendem dar continuidade às vitórias e flavienses querem contrariar a história

O FC Porto vai receber, este sábado, o GD Chaves para a quinta jornada da Liga e tem como objetivo vencer de modo a continuar o que tem feito até ao momento. Os portistas, a efetuar um campeonato perfeito - quatro jogos, quatro vitóias, nove golos marcados e nenhum sofrido -, não querem perder pontos para os adversários diretos e pretendem continuar no topo da tabela. Os flavienses, por outro lado, ainda não sabem o que é ganhar em 2017/18, contando com três derrotas e um empate na Liga. A partida tem início às 20h30 e terá transmissão na Sport TV1.

- O FC Porto venceu 100% dos jogos em que recebeu o GD Chaves em casa. Foram 14 jogos para a Liga e um para a Taça de Portugal. Em Trás-os-Montes, o registo não é muito diferente, ainda que os dragões tenham saído vitoriosos em 13 dos 16 desafios, com apenas uma vitória - a única da história dos confrontos - para a equipa de Chaves. Houve ainda um jogo em campo neutro, quando o FC Porto bateu o GD Chaves na final da Taça de Portugal em 2010, no Jamor.

- Contando com a Taça da Liga, o GD Chaves chega ao sexto jogo da temporada com quatro derrotas e um empate. Na temporada passada, a equipa demorou apenas três jogos até conseguir uma vitória. Por outro lado, e num registo ainda mais significativo, a quarta derrota do GD Chaves em 2016/17 teve lugar em janeiro, cinco meses depois de começar a temporada. Este ano, com cerca de um mês de época, o GD CHaves já atingiu esse número.

- Enquanto o FC Porto tem a melhor defesa da Liga, com zero golos sofridos ao fim de quatro jornadas, o GD Chaves tem o terceiro pior ataque entre as equipas do campeonato. No total, os flavienses viram os adversários marcarem sete golos, menos três que o Vitória de Guimarães (pior defesa), menos um que o Estoril-Praia e os mesmos que Belenenses, Portimonense, Moreirense e Aves.

- O jogo será ajuizado por Rui Oliveira, da Associação de Futebol do Porto. O árbitro de 34 anos, comercial de profissão, nunca apitou um jogo do FC Porto. Na única vez que o fez com o GD Chaves, os transmontanos perderam por 2-1 no terreno do Marítimo. Perdigão, aos 56', apontou o golo do GD Chaves.

- Depois de se ter lesionado na primeira jornada, contra o Estoril-Praia, 'Tiquinho' Soares deve constar na lista de convocados e voltar a entrar em campo. O ex-Vitória de Guimarães e Nacional marcou um dos golos do FC Porto no último jogo entre os os azuis e brancos e o GD Chaves, em abril passado. André André apontou o restante tento na partida que terminou 2-0.

- Luís Castro vai voltar ao Estádio do Dragão. Depois de ter trabalhado nas camadas jovens e equipa B do FC Porto, tendo até chegado a orientar a equipa principal azul e branca em 2013/14, o treinador natural de Vila Real já visitou o recinto portista na época passada, enquanto técnico do Rio Ave. O resultado final dessa partida ficou em 4-2 para a equipa da casa, e o líder do GD Chaves não pretenderá repetir a dose.

- Se voltar a não sofrer golos, Iker Casillas vai igualar a melhor série desde que representa o FC Porto. Entre 22 de novembro e 11 de dezembro de 2016, o ex-Real Madrid impediu que qualquer bola entrasse na sua baliza nos jogos com o FC Copenhaga (0-0), Belenenses (0-0), SC Braga (1-0), Leicester City (5-0) e Feirense (4-0), com a interrupção a chegar quando Djoussé marcou o golo do Marítimo na vitória azul e branca por 2-1 a 15 de dezembro do ano passado.

- Será a segunda vez que Sérgio Conceição e Luís Castro se vão encontrar. Na primeira, os papéis estavam invertidos e o atual treinador do GD Chaves era o favorito. Castro orientava o FC Porto, que recebeu a Académica de Conceição à 26ª jornada da Liga em 2013/14. Os azuis e brancos venceram por 3-1 com golos de Jackson Martínez (2) e Ghilas. Marcos Paulo reduziu para os estudantes.

- Nuno André Coelho e Ricardo vão encontrar a antiga equipa. O central formou-se nos dragões e chegou a integrar o plantel principal em 2009/10, realizando apenas sete jogos. O guarda-redes, por outro lado, foi contratado à Académica em 2014/15 mas acabou por nunca se estrear pela equipa principal na única temporada em que esteve no plantel. Esteve emprestado ao Vitória de Setúbal e, na época passada, ao GD Chaves. Agradou os flavienses, que avançaram para a sua contratação em definitivo.

- Caso sejam opções para Sérgio Conceição no jogo deste sábado, como se espera, Felipe e Alex Telles vão chegar aos 50 jogos com a camisola do FC Porto. Os dois brasileiros chegaram ao Dragão no mercado de verão de 2016 provenientes de Corinthians e Galatasaray, respetivamente.