Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Feirense
Mauro
2018-10-27 17:30:00
O FC Porto nunca perdeu frente ao Feirense em jogos da Liga Portuguesa.

O campeonato está de volta e para FC Porto e Feirense é fim de semana de encontro. Os Dragões recebem o Feirense em jogo a contar para a oitava jornada da Liga Portuguesa, com ambos os clubes separados por seis pontos na classificação. FC Porto-Feirense joga-se domingo pelas 17h30.

- Depois de um início surpreendente de temporada com duas vitórias e um empate nos três primeiros jogos, o Feirense já não vence para a Liga desde a segunda jornada e vai ao Dragão embrenhado numa série de cinco jogos consecutivos sem vencer. Só Belenenses e Nacional estão em pior forma neste momento na liga do que o conjunto de Manta Santos.

- O Feirense chega ao Dragão numa série de quatro jogos consecutivos sem qualquer golo marcado e como um dos piores ataques da Liga a jogar fora de casa - em igualdade com o Aves -, algo preocupante para Manta Santos já que do outro lado está uma equipa que esta temporada apenas sofreu golos em casa, para a Liga, em um dos quatro jogos que disputou.

- Ainda assim, o Feirense tem feito do seu registo defensivo uma arma e chega também ao Dragão como a segunda melhor defesa da Liga a jogar fora de casa com apenas dois golos sofridos. Melhor, só o Belenenses com um golo sofrido fora de casa.  

- Isto, para defrontar um FC Porto que é o melhor ataque da prova a jogar em casa com 11 golos apontados em quatro jogos realizados. A equipa de Sérgio Conceição recebe o Feirense numa altura em que regista uma média de 2,75 golos/jogo no Dragão, nunca tendo ficado em branco em qualquer jogo realizado em casa esta temporada. Em casa, o FC Porto não fica em branco para a liga desde dezembro de 2017 por altura do empate a zero perante o Benfica.

- A derrota frente ao Vitória SC, foi a única do FC Porto em casa para a Liga em dois anos. A anterior havia acontecido em abril de 2016 frente ao Sporting e, isto, para dizer que o FC Porto venceu 13 dos últimos 14 jogos que disputou em casa.

- Se é dessas coisas, não aposte num jogo com muitos golos este domingo. Nos últimos três encontros do FC Porto para a Liga não se marcaram três golos, enquanto os últimos oito jogos do Feirense também não tiveram três golos marcados.

- O FC Porto nunca perdeu frente ao Feirense em jogos a contar para a liga portuguesa. Ao todo, foram já doze os jogos disputados entre as duas equipas e o melhor que o Feirense conseguiu foi arrancar dois empates aos dragões. O último deles, no Dragão, a zero, à 30ª jornada da Liga 2016/17.

- Ainda assim, o Feirense conta uma vitória na sua história frente ao FC Porto. Aconteceu em jogo da fase de grupos da Taça da Liga de 2015/16, quando os Dragões foram a Santa Maria da Feira perder por 2-0.

- O Feirense vai ao Dragão com a equipa altamente desfalcada. Babanco e Tiago Gomes não irão defrontar o FC Porto devido a questões disciplinares, enquanto Miller, Crivellaro, Marco Soares, Cris, Phillipe Sampaio e Tiago Silva trabalharam condicionados ou não trabalharam de todo nos últimos dias e dificilmente irão recuperar a tempo de defrontar o FC Porto.

- Do lado do FC Porto, Vincent Aboubakar é a única ausência por questões disciplinares ou físicas, tendo voltado a realizar tratamento na véspera da receção ao Feirense.

- Se a tendência se mantiver, o final do encontro deverá ser a etapa mais propícia a golos. Em casa, o FC Porto apontou quatro golos e sofreu três nos últimos quinze minutos dos jogos que realizou até aqui, enquanto todos os golos, sofridos e marcados pelo Feirense, fora de casa, aconteceram na última meia hora de jogo.