Portugal
Onze Pistas para ver o FC Porto-Feirense
2018-05-05 20:15:00
A partida terá início pelas 20h15 e o palco vai ser o Estádio do Dragão

- O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional na partida com o Feirense. Para isso, apenas precisa de um empate, não sendo sequer necessária a vitória. Assim, caso o dérbi não termine com uma igualdade, os dragões ficam com pelo menos mais três pontos que o segundo classificado e têm vantagem no confronto direto faltando apenas uma jornada para o fim do campeonato, o que dá, matematicamente, o primeiro lugar à equipa azul e branca.

- Contudo, o FC Porto pode nem precisar de pontuar contra o Feirense. Se o dérbi deste sábado entre Sporting e Benfica terminar empatado, os dragões vão entrar em campo contra os fogaceiros já como campeões nacionais, independentemente do resultado final.

- Ao Feirense a vitória dava muito jeito, não estivesse a equipa de Nuno Manta Santos a lutar pela permanência no mais alto escalão do futebol português. Apesar de estar um ponto acima da linha de água (à frente de Vitória de Setúbal, FC Paços de Ferreira e Estoril Praia), o Feirense sabe que pode regressar às posições de despromoção rapidamente caso os adversários diretos vencem os respetivos encontros.

- Na primeira volta, o FC Porto foi ao Estádio Marcolino de Castro vencer por 1-2. Vincent Aboubakar inaugurou o marcador aos 22', Luís Rocha empatou para os visitados pouco depois e, a cerca de 15 minutos do final, o defesa-central Felipe foi o autor do golo da vitória que deu mais três pontos ao conjunto portuense. Felipe viria a ser expulso aos 84', deixando o FC Porto com menos um jogador nos minutos finais.

- Foi há pouco mais de um ano que o Feirense foi ao Estádio do Dragão pela última vez e o resultado sorriu mais à equipa de Santa Maria da Feira do que ao FC Porto. O 0-0 perdurou até ao apito final e deixou o conjunto então orientado por Nuno Espírito Santo mais longe do título nacional. André Silva e Diogo Jota estiveram no onze inicial dos dragões.

- O registo do FC Porto contra o Feirense é bastnte dominador. Num total de 18 jogos, os portistas venceram 13, empataram quatro e perderam apenas um. Se contarmos apenas com uns jogos no Dragão, o domínio é ainda maior: seis vitórias e dois empates em oito jogos. Caso o Feirense consiga vencer na casa do FC Porto, será um feito inédito na história do emblema fundado em 1918.

- Ainda assim, o FC Porto não consegue bater o Feirense no seu próprio recinto há mais de seis anos. Foi em janeiro de 2012 que isso aconteceu pela última vez, quando Maicon e James Rodríguez faturaram e foram os protagonistas de uma vitória por 2-0. Desde então, os azuis e brancos receberam os fogaceiros por duas vezes e ambas terminaram com um empate.

- A única vitória do Feirense sobre o FC Porto aconteceu a 27 de janeiro de 2016 e foi em jogo referente à fase de grupos da Taça da Liga. Contra uma equipa com Helton, Maicon, Rúben Neves, Varela ou Suk no onze inicial, o Feirense treinado por Pepa recebeu e derrotou os dragões por 2-0 com golos de Hélder Castro (39') e Rafael Porcellis (81'). Nesse ano, o FC Porto ficou-se pelo último lugar da fase de grupos, não somando qualquer ponto.

- O campeonato das duas equipas tem sido muito diferente. Com 32 jogos disputados, o FC Porto soma 26 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, registando 79 golos marcados e 17 sofridos (o melhor ataque e a melhor defesa da Liga). O Feirense, por outro lado, tem nove vitórias, três empates e 20 derrotas, conseguindo marcar 31 golos e sofrendo 46.

- A nível individual também há diferenças dignas de registo. Marega (22 golos na Liga), Aboubakar (15), Soares e Brahimi (oito cada um) têm mais golos que o melhor marcador do Feirense, João Silva (seis). Juntos, Marega e Aboubakar têm mais golos que todo o plantel do Feirense no campeonato.

- Será apenas o segundo embate entre Sérgio Conceição e Nuno Manta Santos, dois jovens treinadores de futebol e a explicação para esse facto é fácil: Nuno Manta Santos apenas se estreou na Liga na temporada passada, quando Sérgio Conceição estava em França. O único jogo que colocou os dois frente a frente foi o Feirense-FC Porto da primeira volta.