Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-CD Tondela
2018-09-27 20:00:00
Os dragões recebem os auriverdes esta sexta-feira pelas 20h30 para a sexta jornada da Liga

- Os dois clubes encontraram-se apenas seis vezes em toda a história e foram todas nas últimas três edições do campeonato. Os portistas levam clara vantagem e triunfaram em quatro ocasiões, empatando uma e perdendo outra.

- Na época passada, o FC Porto venceu o CD Tondela por 1-0 no mesmo jogo. Foi a 19 de janeiro de 2018 e o único golo da partida foi apontado por Moussa Marega aos 13'. A maioria dos jogadores que atuaram nessa partida ainda estão nos clubes, com as saídas de José Sá, Ricardo Pereira e Iván Marcano (todos titulares nesse encontro) a fazerem-se notar no FC Porto.

- Curiosamente, o FC Porto apenas conseguiu vencer o CD Tondela por mais que um golo uma vez. Foi em 2017, quando os dragões golearam por 4-0 com golos de André Silva, Rúben Neves, Soares e Diogo Jota. As restantes três vitórias do FC Porto sobre os auriverdes foram todas pelo mesmo resultado: 1-0.

- O CD Tondela venceu o FC Porto pela única vez na história a 4 de abril de 2016 e tudo aconteceu precisamente no Estádio do Dragão. Estávamos na 28ª jornada da Liga e Luís Alberto, que também representou Nacional, SC Braga, GD Chaves, Aves, Académico Viseu e Varzim em Portugal, apontou o único golo do jogo aos 59'.

- As duas equipas chegam a este jogo em posições bem diferentes na tabela. O FC Porto soma 12 pontos e é terceiro classificado da Liga, apenas atrás de Benfica e SC Braga. Já o CD Tondela tem cinco pontos (uma vitória, dois empates e duas derrotas) e divide o 11º posto da tabela classificativa com o Santa Clara.

- Sérgio Conceição e Pepa defrontaram-se apenas duas vezes e foram ambas relativas ao último campeonato. O treinador do FC Porto venceu as duas por 1-0 com golos de Aboubakar na primeira e Marega na segunda.

- Pepa sabe o que é ganhar ao FC Porto. Em janeiro de 2016, o Feirense do técnico recebeu o FC Porto de José Peseiro para a fase de grupos da Taça da Liga e venceu por 2-0. Os golos foram apontados por Hélder Castro e Rafael Porcellis, mas nem Feirense nem FC Porto ganharam o grupo. Quem o fez foi o Marítimo.

- Jorge Fernandes está emprestado pelo FC Porto ao CD Tondela e, por isso, não vai ser opção para Pepa nesta partida. Ricardo Costa, capitão do clube do distrito de Viseu, representou os dragões durante vários anos e Pité e David Bruno chegaram à equipa B azul e branca.

- Nenhum outro jogador do FC Porto faturou mais que Vincent Aboubakar na presente temporada. O camaronês de 26 anos tem quatro golos em oito jogos, tendo colocado bolas no fundo das redes de GD Chaves (duas), Moreirense e Vitória de Setúbal. Seguem-se Brahimi, com três golos, Corona e Otávio, ambos com dois.

- António Xavier é o melhor marcador do CD Tondela em 2018/19. O extremo formado no Vitória de Guimarães já apontou três golos nos seis jogos que realizou esta época, sendo já o melhor registo da carreira (excluindo equipas B). Curiosamente, os três golos de Xavier aconteceram nos últimos dois jogos: faturou contra o SC Braga para a Taça da Liga e bisou no triunfo sobre o Moreirense na mais recente jornada.

- Só há um jogador que cumpriu os 90 minutos em todos os seis jogos da história entre FC Porto e CD Tondela. Trata-se de Cláudio Ramos, guarda-redes dos tondelenses. O guardião de 26 anos está no clube desde 2011/12 e tem sido uma das grandes figuras do clube nas últimas épocas.