Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Belenenses
2017-11-03 20:30:00
É preciso recuar até 1939/40 para encontrar um início de temporada tão demolidor para os lados do Dragão

É preciso recuar até 1939/40 para encontrar um início de temporada tão demolidor para os lados do Dragão. Era o treinador Miguel Siska, o treinador que conseguiu dez vitórias em dez jornadas. Já no duelo entre as duas equipas é preciso recuar até 2009 para encontrar o último golo do Belenenses no Estádio do Dragão em jogos para a Liga. Se quiser encontrar um triunfo  dos azuis do Restelo sobre os azuis da cidade Invicta é preciso viajar até 2002.

 

-O arranque de campeonato do FC Porto de Sérgio Conceição não deixa dúvidas de que os dragões estão prontos para realizar uma das melhores épocas de sempre – nove vitórias em dez jogos, 28 golos marcados e apenas quatro sofridos. É preciso recuar ao FC Porto do húngaro Miguel Siska para encontrar um início mais dominador: na época 1939/40, os dragões venceram os primeiros dez jogos marcando 43 golos e sofrendo onze.

 

- O histórico de confrontos neste clássico do futebol português tem sido muito favorável ao FC Porto, sobretudo nas últimas décadas. O Belenenses conseguiu bater o FC Porto em 47 ocasiões nos 187 jogos disputados entre estes dois clubes. Mas é necessário recuar a 2002 para encontrarmos a última vitória dos lisboetas e logo por 3-0. Foi a 8 de março numa partida realizada no Estádio do Restelo e os golos foram marcados por Verona, César Peixoto e Cafú. No banco do Belenenses sentava-se Marinho Peres e do lado do FC Porto era José Mourinho o treinador. Os dragões acabariam a temporada em terceiro lugar a ver o Sporting festejar, pela última vez, o título de campeão nacional. Já o Belenenses conseguiu um meritório quinto lugar.

 

- Danilo não pode jogar. É a primeira vez na presente época que o médio defensivo não vai fazer parte das escolhas iniciais de Sérgio Conceição em jogos para a Primeira Liga. Danilo foi titular em 14 das 16 partidas realizadas pelo FC Porto em 2017/18 tendo ficado de fora apenas no encontro com o Leixões para a Taça da Liga realizado do Estádio do Dragão, que terminou com um empate a zero e no embate para a Taça de Portugal diante do Lusitano GC (5-0).

 

- Para além da indisponibilidade de Danilo, por castigo, junta-se a ausência de Marega por lesão – contraída na partida realizada a meio da semana frente ao RB Leipzig. O avançado maliano tem um registo de seis golos marcados nas últimas seis jornadas da Primeira Liga. Sérgio Conceição vê-se, assim, privado de um dos elementos mais importante na manobra ofensiva da equipa. De recordar ainda que Tiquinhos Soares, a contas com problemas físicos, também não poderá dar o seu contributo à equipa nesta partida diante do Belenenses.

 

- Último golo do Belém no Estádio do Dragão para a Liga foi em 2009 e teve autoria de Lima. O encontro, esse, terminou com um empate a uma bola. Ernesto Fárias foi o autor do golo portista. Essa temporada terminaria de forma amarga para ambas as equipas: o FC Porto não foi além de um terceiro lugar enquanto o Belenenses terminou em posição de descida.

 

- No novo milénio esta é a quarta melhor posição do Belenenses cumpridas que estão dez jornadas. Em 2014/15 o Belenenses encontrava-se na quarta posição à passagem da décima jornada com 20 ponto e acabaria, o clube da Cruz de Cristo, essa temporada em sexto lugar. Em 2002/2003, o Belenenses era quinto depois de cumpridas dez jornadas com 17 pontos e acabou na nona posição. Já em 2001/02, a equipa do Restelo era quinta à décima jornada com 16 pontos e terminou a época na mesma quinta posição.

 

- Domingos Paciência vai realizar a 15.ª partida frente ao FC Porto na função de treinador. O técnico que se mostrou ao mundo do futebol no Dragão como jogador apenas venceu em duas ocasiões: a primeira ao serviço do SC Braga na temporada 2009/10 por 1-0 e graças a um golo de Alan; e a segunda aconteceu em época de estreia como treinador de Primeira Liga. Foi ao serviço da União Leiria e festejou um triunfo por 1-0 graças a um golo de Tixier.

 

- Já Sérgio Conceição vai defrontar o Belenense pela oitava vez e em nenhuma das ocasiões anteriores experimentou o sabor amargo da derrota. Triunfou por três vezes. Duas à frente do SC Braga e uma como líder técnico da Académica; e empatou por quatro ocasiões, ao serviço do SC Braga, Vitória de Guimarães e Académica.

 

- O Belenenses é a única equipa da Liga que contabiliza o mesmo número de golos marcados e sofridos: 13.

 

- Com quatro golos, André Sousa é o melhor marcador na presente temporada do Belenenses. O médio tem sido uma das figuras da equipa de Domingos Paciência e espera-se que seja um dos jogadores com maior preponderância dos azuis do Restelo no duelo frente ao FC Porto.

 

- Fábio Veríssimo é o árbitro da partida. O juiz da Associação de Futebol de Leiria já apitou o FC Porto em nove ocasiões em jogos para a Liga: o FC Porto venceu sete e perdeu duas. Já o Belenenses sabe que encontrar Fábio Veríssimo tem significado tudo menos vitórias: dos seis jogos apitados pelo árbitro de Leiria, os azuis do Restelo perderam cinco e pontuaram apenas uma vez graças a um empate.