Portugal
Onze pistas para ver o Estoril Praia-Benfica
João Pedro Cordeiro
2018-04-20 20:00:00
Frente a frente no António Coimbra da Mota irão estar a pior equipa a jogar em casa e a melhor a jogar fora dela.

Estoril Praia e Benfica defrontam-se este sábado em encontro a contar para a 31ª jornada da Liga Portugesa, jogo em que o Benfica procura regressar aos triunfos depois da derrota caseira perante o FC Porto. Jogo para o qual não foi ignorada a questão “bancada” e no qual a equipa estorilista dar seguimento ao regresso às vitórias conseguido na jornada passada perante o Portimonense.

- Ora é precisamente esse o grande objetivo do Estoril Praia para o encontro perante o Benfica, apesar do emblema da Luz ser definitivamente um dos adversários mais complicados para que os estorilistas consigam algo que não alcançam desde fevereiro: vencer dois jogos de forma consecutiva e, mais do que isso, conseguir encetar uma sequência de três jogos consecutivos sem perder. Em fevereiro, recorde-se, o Estoril venceu três jogos consecutivos em encontros frente ao CD Tondela, Sporting e Moreirense.

- Para o conseguir, o Estoril terá de fazer algo que não consegue desde… 1950. Há 68 anos que o Estoril Praia não vence o Benfica, seja para a Liga Portuguesa, seja para qualquer competição. O Benfica segue neste momento numa sequência de 45 jogos consecutivos sem qualquer derrota perante a equipa da linha.

- O Estoril recebe o Benfica numa altura em que a equipa encarnada segue numa série de nove jogos consecutivos a vencer o Estoril para a Liga Portuguesa. É preciso recuar até à 28ª jornada da Liga Portuguesa 2012/13 para ver o Estoril roubar pontos ao Benfica para a Liga. Na temporada passada, porém, a equipa do Estoril conseguiu arrancar um empate a três golos perante o Benfica no António Coimbra da Mota em jogo a constar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal.

- A receção do Estoril ao Benfica definirá o 61º encontro da história do futebol português entre Benfica e Estoril, um historial claramente favorável à equipa da Luz. O Benfica venceu 46 desses 61 encontros, com a equipa do Estoril Praia a ter triunfado “apenas” por quatro vezes a equipa encarnada com a última vitória, lá está, a ter ocorrido já em 1950. O Benfica apontou, até agora, 175 golos perante o Estoril (média de praticamente três golos/jogo) e sofreu 54.

- Marcar um golo ao Estoril tem sido, ao longo da história, praticamente sinónimo para a equipa benfiquista. Só em dois encontros em todo o histórico entre Estoril e Benfica a equipa encarnada não conseguiu marcar ao Estoril. Ou seja, em 97% dos jogos (59) que o Benfica realizou perante o Estoril fez pelo menos um golo perante a equipa da Amoreira.

- O Estoril recebe o Benfica num momento em que atravessa uma das piores fases da temporada no que aos jogos em casa diz respeito. O Estoril não vence no António Coimbra da Mota há cinco jogos, com a última vitória caseira estorilista a remontar já a fevereiro aquando da receção ao… Sporting. O atual momento iguala a pior sequência caseira do Estoril em casa esta temporada quando entre as jornadas cinco e treze o Estoril atravessou um período de cinco jogos caseiros sem qualquer vitória. Algo que, para a Liga Portuguesa, não acontecia desde setembro/dezembro de 2013.

- Este sábado, Ivo Vieira irá continuar a sua perseguição à primeira vitória da carreira perante o Benfica. Até hoje, o atual treinador do Estoril já defrontou o Benfica por cinco vezes e em todas elas saiu derrotado. Na Liga, em particular, são já quatro embates de Ivo Vieira perante o Benfica, encontros que soma como derrotas.

- Já Rui Vitória some por vitórias sete dos últimos oito jogos que disputou perante o Estoril Praia. Exceção feita ao encontro da meia final da Taça de Portugal da temporada passada que terminou empatado a três golos, uma sequência que remonta mesmo aos tempos em que Rui Vitória era ainda treinador do Vitória SC. A última derrota de Rui Vitória perante o Estoril Praia remonta já a dezembro de 2014 quando o Estoril venceu o Vitória por 1-0 na jornada 14 da liga portuguesa 2014/15.

- O Benfica procura, frente ao Estoril, regressar às vitórias uma sequência interrompida pelo FC Porto na jornada passada depois de nove vitórias consecutivas e uma série de 23 jogos seguidos sem qualquer derrota. Fora de casa, em particular, o Benfica não perde um encontro para a Liga Portuguesa desde setembro quando foi ao Bessa ser derrotado por 2-1. O Benfica venceu, por isso, sete dos últimos oito jogos que realizou fora da Luz para a Liga.

- O embate entre Estoril e Benfica é um confronto que, nos tempos mais recentes, tem sido uma promessa de golos. Em oito dos nove jogos mais recentes entre Estoril e Benfica existiram, pelo menos, três jogos no jogo. Exceção foi mesmo o encontro entre o Estoril e o Benfica no António Coimbra da Mota da jornada 14 da temporada 2016/17 que terminou com a vitória por 1-0 do Benfica, com golo de Raúl Jiménez, de grande penalidade, aos 61 minutos.

- Frente a frente, no António Coimbra da Mota, irão estar equipas em posições opostas na classificação no que às formas caseiras e forasteiras diz respeito. Na Amoreira irão enfrentar-se a melhor equipa da Liga Portuguesa a jogar fora de casa (Benfica), frente à equipa com o pior registo caseiro da competição. Com 15 pontos em 15 jogos na liga este ano, o Estoril é, em igualdade com o CD Tondela e o CD Aves a equipa da liga que conquistou menos pontos em casa, enquanto o Benfica, com 34 pontos em 15 jogos forasteiros, é a equipa da Liga que mais pontos conquistou a jogar fora de casa. Registou, até ao momento, mais um ponto que o FC Porto.

Sê o primeiro a comentar: