Portugal
Onze pistas para ver o Boavista-FC Porto
2017-10-27 20:30:00
Os axadrezados desde a chegada de Jorge Simão ainda não perderam para o campeonato; dragões só sofreram um golo fora

Depois do empate a zero com o Leixões, no Dragão, para a Taça da Liga, o FC Porto regressa à competição onde faz lei para defrontar o Boavista no Bessa, no 135º dérbi da Cidade Invicta, este sábado, às 20h30. A equipa de Sérgio Conceição é líder com 25 pontos, o Boavista está no sétimo posto, com 13 pontos. Os dragões têm o dobro de triunfos (8/4), o mesmo número de empates (1/1) e ainda não perderam, ao contrário da equipa do Bessa que soma quatro derrotas. O FC Porto tem quase o triplo de golos marcados que o adversário (25/10) e metade dos golos sofridos (4/8). A equipa azul-e-branca é favorita, mas…

- O histórico de Jorge Simão com o FC Porto é favorável ao atual treinador do Boavista na condição de visitado. Venceu por duas vezes, uma delas eliminando o FC Porto da Taça de Portugal, no desempate por penáltis, então ao serviço do GD Chaves, em 2016/17, a outra triunfando pelo Paços de Ferreira, por 1-0, em 2015/16. Jorge Simão travou ainda o FC Porto ao serviço do Belenenses (1-1, para a Liga em 2014/15) e do SC Braga (1-1, para a Liga em 2016/17).

- O Boavista não perde para o campeonato há quatro jogos (três vitórias e um empate) desde a chegada de Jorge Simão ao Bessa. No primeiro jogo venceu em casa o Benfica, por 2-1, seguindo-se um empate em Setúbal (1-1) e duas vitórias consecutivas, diante o Feirense, no Bessa, por 1-0, e Estoril-Praia, fora, por 3-0. O único senão foi a eliminação da Taça de Portugal frente ao Vilaverdense. Na série de quatro jogos para a Liga, o Boavista de Jorge Simão só sofreu dois golos. Um registo à prova este sábado diante a equipa mais goleadora do campeonato.

- O Boavista, no entanto, não faz golos ao FC Porto no Bessa há cinco jogos consecutivos (quatro derrotas e um empate). A última vez que marcou, e venceu, foi a 28 de abril de 2007. Golos de Ricardo Silva e Zé Manuel deram o triunfo aos axadrezados por 2-1. O tento de honra dos portistas foi apontado por Lucho González, de penálti.

- O FC Porto busca, esta sexta-feira, a quinta vitória consecutiva no Estádio do Bessa. Melhor série só entre 1978 e 1982 quando conseguiram seis triunfos consecutivos. Nas últimas quatro ocasiões em que os dragões visitaram a casa dos axadrezados, três para o campeonato e uma para a Taça de Portugal, não sofreram qualquer golo.

- A equipa de Sérgio Conceição só sofreu um golo fora até agora no campeonato, em Vila do Conde. Mas ao contrário da veia goleadora demonstrada no Dragão, onde já marcou 21 golos, o FC Porto soma apenas quatro tentos em jogos extramuros: Tondela, 1-0; SC Braga, 1-0; Rio Ave, 2-1 e Sporting, 0-0].

- A confirmar-se a titularidade de José Sá frente ao Boavista, o guarda-redes portista chegará ao segundo jogo consecutivo na baliza portista em jogos do campeonato depois de ter sido lançado frente ao FC Paços de Ferreira, aquela que passará a ser o melhor registo de José Sá no FC Porto ele que se estreou na Liga a 21 de maio de 2017 no Moreirense,3-FC Porto,1, na última jornada do campeonato 2016/17, pela mão de Nuno Espírito Santo.

- Danilo Pereira está em risco de exclusão para a próxima partida, com o Belenenses no Dragão, da 11ª jornada da Liga. O defesa central tem quatro amarelos mostrados em jogos sempre longe do Dragão, com SC Braga, Belenenses, Vitória de Setúbal e Sporting.

- No histórico dos dérbis entre Boavista e FC Porto no Estádio do Bessa para a Liga Portuguesa, num total de 54 jogos, vantagem para a equipa portista que venceu 29 deles (54 por cento) contra 15 triunfos dos boavisteiros (28 por cento), tendo-se registado 10 empates (19 por cento). No total em casa, para todas as competições, em 64 jogos, o Boavista venceu 17 (27 por cento), 12 empates (19 por cento) e 35 triunfos para o FC Porto (55 por cento).

- No total dos dérbis entre Boavista e FC Porto, 134, para todas as competições, vantagem ainda mais acentuada para o FC Porto, com 90 vitórias (67 por cento) contra apenas 23 do Boavista (17 por cento), tendo-se registado 21 empates (16 por cento).

- Hugo Miguel (AF Lisboa) é o árbitro nomeado para o Boavista-FC Porto, cujo videoárbitro será Tiago Martins. Será o segundo dérbi da Cidade Invicta que apita vai apitar para o campeonato. O primeirio foi em 2014/15 e terminou com a vitória dos dragões por 2-0. Os golos dos portistas foram apontados por Jackson Martínez e Brahimi. Esta época, Hugo Miguel já apitou o FC Porto, na receção dos dragões ao Estoril-Praia e que terminou com o triunfo da equipa de Sérgio Conceição por 4-0. Esteve também no V. Guimarães,0-Sporting,5 e no Rio Ave,1-Benfica,1