Portugal
Onze pistas para ver o Benfica-Vitória de Guimarães
Sérgio Cavaleiro
2018-08-09 16:35:00
O Benfica tem-se dado bem com o Vitória de Guimarães... mas este ano há Luís Castro

O Benfica vai defrontar um Vitória de Guimarães que poucas "cócegas" tem feito na Luz. São 17 vitórias em 20 jogos a contar para o campeonato. No lado dos minhotos, é com curiosidade que se aguarda pelo regresso de Ola John a uma casa que tão bem conhece.


- O Benfica não perde com o Vitória de Guimarães desde maio de 2015, dia em que os vitorianos, treinados por Rui Vitória, venceram a taça de Portugal.

- Desde esse dia, as duas equipa encontraram-se por 13 vezes e o melhor que o Vitória conseguiu foi um empate a zero. Aconteceu à 33.º jornada de 2014/15 e o empate serviu ao Benfica, então liderado por Jorge Jesus, que festejou o título de campeão nacional.

- Se nos cingirmos apenas a jogos para o campeonato, o último triunfo do Vitória de Guimarães aconteceu a 20 de fevereiro de 2012. Mais uma vez, os minhotos treinados por Rui Vitória bateram a equipa de Jorge Jesus com um golo de Marcelo Toscano.

- Se reduzirmos a análise a jogos no Estádio da Luz e a contarem para o campeonato reparamos que o Benfica venceu 17 dos últimos 20 encontros entre águias e vimaranenses. A única derrota encarnada aconteceu a 14 de março de 2009, graças aos golo solitário de Roberto.

- O Vitória de Guimarães chega ao EStádio da Luz às costas de uma derrota caseira, frente ao CD Tondela, que valeu à equipa liderada por Luís Castro a eliminação da Taça da Liga.

- Já o Benfica prepara a estreia na Primeira Liga após uma vitória diante do Fenerbahçe a contar para a primeira mão da terceira eliminatória da Liga dos Campeões.

- Ola John está de regresso ao Estádio da Luz. O atacante holandês esteve ligado ao Benfica desde o verão de 2012, mas esta temporada desvinculou-se das águias, em definitivo, e mudou-se para o Vitória de Guimarães.

- No Benfica há a curiosidade para ver se Rui Vitória mantém a aposta no jovem Gedson Fernandes depois da sua (boa) estreia frente aos turcos do Fenerbahçe.

- Mais: com a ausência de Castillo, por castigo, e as muitas dúvidas sobre o estado emocional de Jonas, o Benfica fica com Facundo Ferreyra e Haris Seferovic como opções centrais para o ataque para o jogo frente ao Vitória.

- A vitória da Sanjoanense, por 3-1, frente ao Vilafranquense a contar para a Segunda Divisão B da temporada 2003/04 foi a única de Luís Castro em jogos frente a Rui Vitória. Desde esse dia encontraram-se por cinco vezes e sempre com vitórias para Rui Vitória.

- Depois dos aclamados trabalhos ao serviço de Rio Ave e GD Chaves é com expectativa que se aguardam os tempos de Luís Castro à frente do Vitória de Guimarães. Conseguirá o treinador impor o estilo de jogo que tão boas críticas recebeu nas últimas duas campanhas?

Sê o primeiro a comentar: