Portugal
Onze pistas para ver o Benfica-Rio Ave
2018-09-14 18:00:00
O Rio Ave nunca venceu qualquer jogo na Luz em todo o histórico de confrontos entre as duas equipas.

Benfica e Rio Ave defrontam-se este sábado em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga da presente temporada. Para o Benfica será a estreia na prova esta temporada derivado do facto de ter sido um dos melhores quatro classificados da época na temporada passada. Já para o Rio Ave, o encontro da Luz será o segundo da equipa vila-condense na competição depois do Rio Ave ter derrotado o Portimonense na segunda eliminatória da Taça da Liga, fase da prova imediatamente anterior à fase de grupos da competição.

- O Benfica recebe o Rio Ave numa altura em que atravessa a pior fase de sempre na Taça da Liga. Há quatro jogos consecutivos que o Benfica não vence na competição, com a última vitória a remontar a janeiro de 2017 em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da competição e que o Benfica venceu por 2-0 frente ao Vitória SC. Desde então, o Benfica registou uma derrota frente ao Moreirense por 3-1, bem como três empates consecutivos nas três jornadas da fase de grupos da Taça da Liga da temporada passada frente a SC Braga, Portimonense e Vitória FC. Nunca o Benfica havia estado mais de um jogo sem vencer na competição.

- A última vez que Benfica e Rio Ave se defrontaram em jogo a contar para uma competição que não a Liga Portuguesa a vitória sorriu mesmo à equipa de Vila do Conde. Aconteceu em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal da temporada passada quando o Benfica foi a Vila do Conde perder por 3-2, culpa de um golo de Guedes aos 94 minutos, ou seja, já em período de prolongamento. Lionn, Rúben Ribeiro, Jonas e Luisão foram os autores dos restantes golos. Curiosamente, nenhum deles deverá jogar amanhã, com as únicas dúvidas a poderem ser Jonas e Luisão que têm estado fora das contas da equipa de Rui Vitória.

- Depois de um início de época atribulado, o Rio Ave parece ter finalmente entrado nos eixos, pelo menos no que aos resultados diz respeito. O Rio Ave vai à Luz na senda de três jogos consecutivos sem perder, com duas vitórias caseiras frente a Marítimo e Portimonense e um empate forasteiro em Tondela. Ainda assim, esta temporada, só por uma vez o Rio Ave conseguiu vencer um jogo fora de casa em quatro jogos já realizados, curiosamente, em jogo a contar para a Taça da Liga.

- O Benfica que recebe o Rio Ave numa altura em que vai realizando um dos melhores inícios de temporada dos últimos anos. Frente ao Nacional, em jogo a contar para a mais recente jornada da Liga Portuguesa e o último jogo do Benfica até aqui, Rui Vitória alcançou o oitavo jogo consecutivo sem qualquer derrota naquele que é o melhor arranque de sempre do técnico desde que chegou ao Benfica. Em 2017/18, o Benfica de Rui Vitória encontrou a primeira derrota ao sétimo jogo, enquanto em 2016/17 esse desaire chegou ao oitavo. Em 2015/16, o Benfica de Rui Vitória perdeu logo na estreia na Supertaça frente ao Sporting.

- Benfica que em 25 jogos realizados frente ao Rio Ave na Luz nunca perdeu qualquer jogo perante os vila-condenses. O melhor que o Rio Ave conseguiu fazer na Luz foi arrancar quatro empates ao encarnados, com o mais recente deles a remontar já a 2005 em jogo a contar para a décima jornada da Liga 2005/06. O Benfica recebe mesmo o Rio Ave embalado numa série de dez vitórias caseiras consecutivas perante o emblema de Vila do Conde, naquela que é mesmo a melhor série de resultados caseiros do Benfica sobre o Rio Ave na história de confrontos entre os dois emblemas.

- Já Rui Vitória, em particular, desde que chegou ao Benfica, só perdeu por uma vez perante o Rio Ave, como já vimos, na temporada passada em jogo a contar para a Taça de Portugal. Ao todo, Rui Vitória já defrontou o Rio Ave em 19 ocasiões e o saldo é lhe favorável tendo perdido apenas por cinco vezes contra os vila-condenses. Em casa, foi já em 2013, então ao comando do Vitória SC, que Rui Vitória perdeu pela última vez frente ao Rio Ave.

- José Gomes, por seu lado, apenas defrontou o Benfica por uma vez enquanto treinador, jogo que remonta já a 2005 (!) altura em que José Gomes foi à Luz com a UD Leiria e acabou derrotado por 4-0 com golos de Anderson e de Nuno Gomes que rubricou um hat trick perante os vila condenses.

- Volte Rui Vitória a dar a titularidade a Seferovic no encontro frente ao Rio Ave, então o avançado suíço irá registar algo que não consegue pelo Benfica há um ano desde setembro de 2017: ser titular em três jogos consecutivos pela equipa encarnada, depois de ter iniciado os encontros perante PAOK e Nacional nos dois jogos anteriores da equipa do Benfica.

- Seferovic que voltou a estar em evidência pela sua seleção com um golo e uma assistência perante a Islândia na recente paragem para jogos de seleções. Frente ao Nacional, Seferovic conseguiu pela primeira vez participar em dois golos de forma direta desde que chegou ao Benfica. Até agora, o avançado suíço ou tinha marcado, ou tinha assistido, mas nunca o havia feito em conjunto no mesmo jogo. A última vez que Seferovic havia conseguido marcar um golo e assistir outro no mesmo jogo havia sido já em setembro de 2015 ao serviço do Eintracht numa vitória caseira por 6-2 da equipa de Frankfurt perante o FC Colónia.

- Ainda no que ao avançado suíço diz respeito, desde agosto do ano passado que Seferovic não consegue fazer golos em jogos consecutivos pelo Benfica, algo que poderá compensar frente ao Rio Ave numa altura em que atravessa uma das melhores fases da carreira mais recentes. Desde agosto de 2017, aliás, que Seferovic não marca em três jogos consecutivos, na altura, até marcou em quatro jogos seguidos ao apontar golos nas três primeiras jornadas da Liga Portuguesa, bem como na Supertaça perante o Vitória SC.

- Fulcral para um bom resultado do Rio Ave na Luz deverá ser Gelson Dala. O atacante angolano está a rubricar um início de temporada arrasador e apenas na primeira jornada da Liga Portuguesa frente ao Feirense, Dala não marcou ou assistiu pelo Rio Ave nos últimos seis encontros da equipa vila condense. Dala esteve ligado a seis golos do Rio Ave de forma direta, registanto três golos e três assistências nos últimos seis encontros da equipa de José Gomes. Desde que chegou a Portugal, só ao serviço do Sporting B teve um momento semelhante, quando entre as jornadas 38 e 41 da temporada 2016/17 efetuou seis assistências pela equipa do Sporting B.