Portugal
Onze pistas para o Benfica-FC Paços de Ferreira
2017-09-22 20:30:00
Encarnados procuram voltar às vitórias mas têm pela frente um adversário que não perde há três jogos na Liga

O Benfica tem pela frente, na receção este sábado à noite ao FC Paços de Ferreira, o desafio de tentar interromper a série negativa de três jogos seguidos sem vencer,  mas pela frente vai encontrar um adversário que não perde há três jogos consecutivos para o campeonato e conseguiu ficar em dois deles com a baliza a zeros: Vitória SC, 0-0; Tondela, 2-2 e Vitória FC, 1-0. Os castores perderam o seu último jogo, com o Leixões, mas para a Taça da Liga. No entanto, o Paços em 20 jogos na Luz, só venceu uma vez e empatou outra, e Vasco Seabra consegue melhores resultados com os grandes na Mata Real do que nas respetivas deslocações. Empatou por exemplo em casa com o Benfica a época passada (0-0), mas na ida à Luz em dezembro de 2016 perdeu por 1-0 para a Taça da Liga. Venceu o FC Porto por 1-0 para o campeonato na última temporada mas depois foi goleado do Dragão por 4-0. Com o Sporting, perdeu em Alvalade por 4-2.

Na eventualidade de um novo percalço o Benfica igualará a última pior série sem ganhar que remonta a 2012 quando esteve quatro jogos sem conseguir ganhar, entre meio de fevereiro e início de março em que perdeu com o Zenit (fora) para a Liga dos Campeões, por 3-2, e com o Vitória de Guimarães (fora) para o campeonato, por 1-0; empatou com a Académica (fora), para a Liga, por 0-0, e perdeu com o FC Porto, em casa, também para a Liga, por 3-2. O treinador dos encarnados era Jorge Jesus e nessa época o FC Porto foi campeão.

- O Benfica está há três jogos sem vencer consequência das derrotas com CSKA Moscovo e Boavista e do empate com o SC Braga, igualando a série de três partidas na segunda metade da última época em que entre março e abril deste ano registou três empates consecutivos, com o FC Paços de Ferreira, o adversário deste sábado, e com  FC Porto, ambos para o campeonato, e o Estoril-Praia na 2ªmão das meias-finais da Taça de Portugal.

- Jonas é o melhor marcador do Benfica, com sete golos em seis jogos, e 71 por cento dos golos do avançado brasileiro foram até agora obtidos no Estádio da Luz. Fez um hat-trick frente apo Belenenses na goleada dos encarnados por 5-0; marcou um golo ao SC Braga no triunfo das águias por 3-1 na jornada inaugural do campeonato, e outro ao Portimonense, este de penálti, na vitória sofrida da equipa de Rui Vitória por 2-1. Jonas fez o golo do empate nessa partida.

- O Benfica está a sofrer golos há cinco jogos consecutivos. Rio Ave (1-1), Portimonense (2-1), CSKA (1-2), Boavista (1-2) e SC Braga (1-1). A última vez que o Benfica esteve com as redes invioláveis foi no jogo com o Belenenses, na Luz, a 19 de agosto último, e que terminou com uma goleada das águias por 5-0.

- Num total de 22 jogos na Luz frente ao FC Paços de Ferreira, o domínio do Benfica é evidente. São 20 triunfos contra apenas um empate e uma derrota. A divisão de pontos registou-se para a Taça de Portugal a 15 de abril de 2013, na 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois de no primeiro jogo as águias terem vencido por 3-1. O treinador dos pacenses era Paulo Fonseca, Jorge Jesus estava no banco do Benfica. A única derrota dos encarnados em casa com o Paços aconteceu a 18 de março de 2001, por 3-2, num jogo em que a equipa pacense orientada por José Mota (Toni era o técnico do Benfica), esteve a ganhar por 2-0 e 3-1.

- Depois de um início de temporada à matador, com quatro golos em quatro jogos (Vitória SC para a Supertaça, SC Braga, GD Chaves e Belenenses para a Liga), Seferovic “secou” e não tem mais registos de golos. O avançado suíço não marca para o campeonato desde os 33 minutos do jogo com o Belenenses, na Luz, a 19 de agosto. O último golo de Seferovic foi para a Liga dos Campeões, aos 50 minutos do jogo com o CSKA, na derrota em casa do Benfica diante a equipa russa, por 2-1.

- Nos últimos cinco duelos do Benfica com o FC Paços de Ferreira na Luz, a equipa encarnada só sofreu um golo e marcou sempre mais do que um: 3-0 (2012/13), 3-1 (2013/14), 2-0 (2014/15), 3-0 (2015/16) e 3-0 (2016/17). Dos jogadores do atual plantel dos encarnados, Salvio é aquele que já marcou mais golos ao FC Paços de Ferreira na Luz. Ao todo foram três remates certeiros do argentino repartidos contra dois de Jonas e um de Pizzi.

- Rúben Ribeiro foi o último jogador do Paços de Ferreira a marcar um golo no Estádio da Luz para o campeonato. O feito aconteceu ao minuto 50 num lance de contra-ataque reduzindo para 2-1.Costinha era o treinador do Paços. Rúben Ribeiro joga atualmente no Rio Ave.

- O FC Paços de Ferreira vem de um triunfo em casa com o Vitória de Setúbal por 1-0 interrompendo uma série negativa de oito jogos sem ganhar para a Liga (quatro empates e quatro derrotas). Aliás, o melhor que Vasco Seabra conseguiu desde que é treinador do Paços foram as duas vitórias consecutivas obtidas em abril deste ano: 3-1 ao SC Braga em casa e 2-1 ao Belenenses no Restelo.

- Desde que assumiu o comando técnico do FC Paços de Ferreira, em dezembro de 2016, Vasco Seabra perdeu nove dos 14 jogos na condição de visitante, tendo empatado quatro partidas e vencido apenas uma, com o Belenenses, no Restelo, na última época, por 2-1.

- Carlos Xistra será o árbitro da partida entre Benfica e FC Paços de Ferreira. O árbitro da AF Castelo Branco já apitou 22 jogos dos encarnados na Liga, com 13 triunfos para as águias, cinco empates e quatro derrotas. Por sua vez, o Paços já se cruzou por 23 vezes com Xistra e venceu 12 jogos com ele, empatou quatro e perdeu sete. É a primeira vez que Carlos Xistra vai apitar um confronto entre águias e castores para a Liga, num total de 229 jogos na carreira no principal escalão do futebol português.