Portugal
Onze pistas para ver o Benfica-Aves
2018-09-22 17:50:00
O desafio tem início pelas 18h30 deste domingo e conta para a quinta jornada da Liga

- O histórico de confrontos entre Benfica e Aves não é muito longo. As duas equipas só se defrontaram 13 vezes (oito para a Liga) e a balança cai claramente para o lado do Benfica, que venceu 12 vezes. Só houve um empate, quando um Aves-Benfica de 2001 acabou 4-4. Os avenses, por outro lado, nunca bateram as águias.

- O Benfica soma algumas goleadas entre as vitórias sobre o Aves. Venceu por 4-0 em 1985, por 5-1 em 2001, por 4-0 em 2011 e em 2013 teve o triunfo mais dilatado. Em jogo para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, os lisboetas golearam por 6-0 com golos de Rodrigo (dois), Cardozo (três) e Lima.

- Na época passada, o Benfica recebeu o Aves na 26ª jornada da Liga a 10 de março de 2018 e venceu por 2-0. O jogo ficou resolvido entre os 70' e os 75'. Nesses cinco minutos, o Benfica marcou os dois golos que estabeleceram o resultado final. Jonas inaugurou o marcador e logo a seguir foi a vez de Rúben Dias faturar o segundo.

- O melhor marcador dos confrontos entre Benfica e Aves é Pierre van Hooijdonk. O avançado holandês só esteve uma temporada em Portugal (2000/01), mas foi o suficiente para marcar cinco golos ao Aves. Três deles foram na Luz, quando o resultado fixou-se nos 5-1, e os outros dois aconteceram na Vila das Aves (empate 4-4).

- O Benfica chega a este jogo como líder do campeonato em igualdade pontual com Sporting e SC Braga. As águias têm dez pontos, somando três vitórias e um empate em quatro jornadas. O conjunto de Rui Vitória bateram o Vitória de Guimarães (3-2), o Boavista (0-2) e o Nacional (0-4) e empataram a um golo com o Sporting na Luz.

- Já o Aves, que venceu a Taça de Portugal na última época, não está a ter um arranque feliz. A formação de José Mota tem apenas um ponto com quatro jornadas realizadas, tendo perdido com Vitória de Setúbal (2-0), SC Braga (3-1) e Marítimo (0-1). O único ponto foi garantido através de um empate a dois golos com o CD Tondela. Com estes resultados, o Aves divide o último lugar com o Portimonense.

- Rui Vitória e José Mota já se defrontaram oito vezes na condição de treinadores e o atual líder da equipa técnica do Benfica leva vantagem. Rui Vitória venceu quatro dos desafios, enquanto José Mota triunfou duas vezes e o empate prevaleceu noutras duas ocasiões. A maior goleada aconteceu em 2016, quando o Benfica de Rui Vitória bateu o Feirense de José Mota por 4-0 para o campeonato.

- Há mais de dez anos que as equipas de José Mota não ganham ao Benfica. O treinador ganhou apenas três dos 26 jogos que teve contra as águias e a última foi em maio de 2006, quando o FC Paços de Ferreira recebeu e bateu o Benfica de Ronald Koeman por 3-1. Edson e Júnior (dois) faturaram para os castores, enquanto Manuel Fernandes foi o autor do golo encarnado.

- Este vai ser o 11º jogo da temporada para o Benfica. O clube da Luz já soma quatro jornadas do campeonato, quatro encontros na fase de qualificação para a Liga dos Campeões, um desafio para a Taça da Liga e na última quarta-feira defrontou o Bayern Munique para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

- O Aves, por outro, tem sete jogos até ao momento. Os avenses disputaram duas partidas na Taça da Liga, a Supertaça e quatro jornadas do campeonato, sendo a equipa da Liga com mais partidas oficiais sem contar com as que estiveram ou estão nas competições europeias.

- Pizzi tem sido o principal artilheiro do Benfica em 2018/19, somando seis golos em dez partidas (quatro deles para o campeonato e outros dois na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões). Salvio aparece logo a seguir com quatro tentos. Do lado do Aves, Nildo Petrolina é o melhor marcador da temporada com dois golos.