Portugal
Onze pistas para ver o Benfica-Ajax
2018-11-06 17:00:00
Rui Vitória com o fantasma de Manuel José. É preciso recuar até 1997 para encontrar quatro derrotas seguidas

O Benfica pode igualar o registo negativo de Manuel José. O último treinador dos encarnados a perder quatro jogos consecutivos. Para tornar a coisa mais preocupante para Rui Vitória, o Benfica volta a defrontar a equipa holandesa com quem gosta menos de jogar. Já o Ajax vem de uma série muito positiva de seis jogos consecutivos a vencer.

- Lembra-se de Manuel José? Em caso de derrota diante do Ajax, o Benfica chega às quatro derrotas consecutivas. É preciso recuar à temporada 1996/97 - era Manuel José treinador das águias- para encontrar registo tão negativo. O Benfica perdeu três jogos para a liga (FC Porto, Vitória de Guimarães e Belenenses) e a final da Taça de Portugal para o Boavista (3-2).

- Rui Vitória em terrenos que não conhece. Apesar de ter dito que já passou por momentos complicados no Benfica, a verdade é que Rui Vitória nunca esteve três jogo seguidos a perder. O técnico dos encarnados vai, assim, defrontar o Ajax numa posição que nunca viveu desde que chegou à Luz.

- Ajax? Outra vez não. O Benfica não se dá bem com o Ajax. São já seis jogos entre os dois clubes e o Benfica apenas venceu um. Perdeu quatro. O único triunfo aconteceu a 12 de fevereiro de 1969, em Amesterdão, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. Marcaram para o Benfica Jacinto Santos, José Torres e José Augusto. Inge Danielsson marcou o único golo do Ajax.

- Mas o problema é mesmo só o Ajax. Os encarnados até nem se têm dado mal quando defrontam equipas holandeses (excetuando o Ajax). A última derrota dos encarnados frente a conjuntos do país das tulipas aconteceu em março de 1975, na Luz, diante do PSV, para a segunda mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. Derrota que valeu a eliminação da equipa portuguesa. Daí até à derrota do passado dia 23 de outubro, o Benfica realizou onze jogos contra equipas holandesas e venceu sete: AZ Alkmaar (duas vezes), PSV (duas vezes) FC Twente, Roda e Heerenveen.

- Imparável. Ao contrário do Benfica, o Ajax vem de uma série de seis vitórias consecutivas. Aliás, nos últimos 14 jogos oficiais, a equipa orientada por Erik ten Hag apenas não venceu dois. Perdeu no terreno do imparável PSV Eindhoven e empatou em Munique, frente ao Bayern, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

- O número 10 estrangeiro. Dusan Tadic tem sido o jogador em destaque no Ajax, na presente temporada. O sérvio que chegou a Amesterdão, oriundo do Southampton FC, já marcou dez golos e é o melhor marcador dos holandeses. Um jogador a ter em atenção por parte dos defensores do Benfica.

- Jonas é para manter? Rui Vitória decidiu dar a titularidade a Jonas na última partida das águias. As coisas até pareciam correr às mil maravilhas com o golo madrugador do brasileiro diante do Moreirense. A verdade é que, tal como toda a equipa, Jonas eclipsou-se e não evitou uma das piores exibições da era-Rui Vitória. Será que o treinador das águias vai apostar outra vez no experiente goleador?

- Contas complicadas. À entrada para a quarta jornada do grupo E, Benfica e Ajax estão afastados por quatro pontos: os holandeses dividem a liderança da chave com o Bayern, com sete pontos, e o Benfica está na terceira posição com três pontos. Na última posição do grupo está o AEK Atenas, com zero pontos.

- Ou vai ou racha! O futuro do Benfica na Liga do Campeões passa pelo que acontecer na próxima quarta-feira, na Luz, até porque o próximo jogo da equipa de Rui Vitória é em Munique, frente ao Bayern, o favorito a vencer o grupo E.

- O que se passa com Pizzi? Rui Vitória tem optado por substituir Pizzi cada vez que pretende mudar as dinâmicas na equipa do Benfica. Fê-lo nas últimas partidas e nem sempre funcionou. Resta saber se Pizzi manterá a titularidade na partida frente ao Ajax. Ou será que Rui Vitória vai apostar num meio-campo com Fejsa, Gabriel e Gedson?

- Um regresso a Portugal. Na comitiva do Ajax que visita Lisboa está Zakarya Labyad, o marroquino que passou pelo Sporting sem deixar boas memórias. Foram mais os desentendimentos com os adeptos e as mensagens provocatórias nas redes sociais do que toques na bola em Alvalade.