Portugal
Onze pistas para ver o Aves-Sporting
2018-05-19 19:40:00
O Aves marcou três dos quatro golos que fez ao Sporting apenas num jogo. Os leões não gostam de jogar contra os seus

O Aves marcou apenas quatro golos ao Sporting e três desses golos surgiram numa só partida. Um jogo louco que os leões acabaram por vencer com um bis de um lateral-esquerdo. Ryan Gauld e Mama Baldé estão ao serviço do Aves por empréstimo do Sporting~, mas vão poder jogar. A última vez que os leões defrontaram, na final da Taça de Portugal, uma equipa onde pontuavam jogadores leoninos, perderam.

- Sporting e Aves vão, no Jamor, encontrar-se pela décima vez. Na nove ocasiões anteriores, o Aves não conseguiu registar qualquer triunfo e o melhor que fez foi um empate a zero. Aconteceu em 2006/07, no Estádio de Alvalade, era o Professor Neca líder técnico dos avenses e no Sporting estava Paulo Bento.

- Se nos cingirmos a jogos da Taça de Portugal, esta final será apenas a segunda ocasião em que estes clubes se encontram. É preciso recuar até 1969 para encontrar um encontro entre Aves e Sporting para a Taça. Os leões venceram essa partida por 2-0, marcaram José Morais e Ernesto.

- Curioso é o facto de três dos quatro golos que o Aves marcou em duelos com o Sporting tenham sido conseguidos num jogo. Aconteceu no campeonato de 2000/01 e os leões venceram por 4-3 na Vila das Aves. Num jogo "louco", Dimas bisou para os leões. Sá Pinto, Beto e Acosta marcaram os outros golos leoninos. Rui Lima, Quinzinho e André Cruz (na própria baliza) marcaram para o Aves.

- A história de confrontos entre Jorge Jesus e José Mota mostra uma clara vantagem para o atual treinador do Sporting. Encontraram-se por 20 ocasiões, Jesus venceu onze e Mota apenas quatro. A última vez que o treinador do Aves bateu o pé a JJ aconteceu em 2008/09 quando o Leixões venceu o SC Braga por 1-0.

- O Aves vai disputar a final da Taça de Portugal pela primeira vez na sua história. O melhor que o clube de Santo Tirso havia conseguido fora os quartos de final. Aconteceu por duas vezes: em 1993/94 e 2013/14.

- Já o Sporting vai tentar conquistar a 17.ª Taça de Portugal da sua história. Fê-lo pela primeira vez em 1940/41 e a última em 2014/15.

- Por outro lado, o Sporting foi finalista em outras onze ocasiões sem ter conseguido levantar o caneco. A última aconteceu em 2011/12 numa final perdida para a Académica (1-0).

- Depois dos acontecimentos a meio da semana dos quais Bas Dost saiu diminuído fisicamente, resta perceber se o holandês está em condições para jogar frente ao Aves. De recordar que o goleador de serviço sos leões conta com 34 golos marcados na presente temporada.

- No Aves, Diego Galo é o jogador mais utilizado. O central brasileiro participou em 37 dos 41 jogos realizados pelo clube da Vila das Aves. Logo atrás está o atacante Amilton, que jogou 35 partidas.

- Ryan Gauld e Mama Baldé estão no Aves por empréstimo do Sporting. Recorde-se que para a Taça de Portugal não existe qualquer impedimento em que jogadores emprestados defrontem os clubes de origem. Assim sendo, e tal José Mota entenda, Gauld e Baldé podem mesmo jogar frente ao Sporting. A última vez que o Sporting defrontou, na final da Taça de Portugal, uma equipa com jogadores emprestados por si perdeu. Foi frente à Académica em 2011/12

- Quim ou Adriano Facchini? Até esta final, o Aves realizou seis partidas. Quim jogou três e Adriano outras três. Em quem apostará José Mota, tendo ainda no banco Artur Moraes.