Portugal
Onze pistas para ver o Ajax-Benfica
2018-10-22 19:50:00
O Benfica até se dá bem com equipas holandesas... mas com esta nem por isso

O Benfica vai defrontar uma equipa com quem não se costuma dar bem e vai visitar um estádio de má memória. No entanto, os últimos jogos dos encarnados com equipas holandesas até têm corrido bem.

- O saldo entre Benfica e Ajax é claramente favorável aos holandeses. Em cinco encontros disputados entre estas duas equipas, o Benfica perdeu três e apenas venceu uma. O único triunfo das águias aconteceu a 12 de fevereiro de 1969, precisamente em Amesterdão, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. Marcaram para o Benfica Jacinto Santos, José Torres e José Augusto. Inge Danielsson marcou o único golo do Ajax.

- Curiosamente, sete dias depois, o Benfica recebeu o Ajax - a 19 de fevereiro de 1969 - e perdeu pelo mesmo resultado, 3-1. José Torres fez o golo português, mas do outro lado estava um Johan Cruijff inspirado: a lenda holandesa marcou dois golos, o outro foi marcado por Inge Danielsson.

- E como à época não existia a decisão por pontapés de penálti jogou-se um terceiro jogo de desempate em campo neutro. França foi o palco do jogo decisivo que sorriu aos holandeses. O Ajax venceu por 3-0, mas foi preciso prolongamento. Os marcadores foram os suspeitos do costume: Inge Danielsson (2) e Johan Cruijff.

- A verdade, no entanto, é que o Benfica se tem dado bem quando defronta equipas holandesas. A última derrota dos encarnados frente a conjuntos do país das tulipas aconteceu em março de 1975, na Luz, diante do PSV, para a segunda mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. Derrota que valeu a eliminação da equipa portuguesa.

- Daí para cá, o Benfica realizou 0nze jogos contra equipas holandesas e venceu sete: Az Alkmaar (duas vezes), PSV (duas vezes) FC Twente, Roda e Heerenveen.

- O Ajax perdeu apenas um jogo oficial esta temporada e foi frente ao PSV Eindhoven, o líder da liga holandesa. No entanto, a equipa de Amesterdão está já com menos cinco pontos do que o grande rival na luta pelo título, que soma nove vitórias em outras tantas jornadas jogadas.

- Klaas-Jan Huntelaar continua a ser, aos 36 anos, grande goleador desta equipa holandesa. O experiente avançado leva já dez golos marcados em todas as competições na presente temporada. Dusan Tadic e Hakim Ziyech são outros jogadores com que o Benfica terá de se preocupar na hora de defender.

- É com curiosidade que se aguarda para perceber qual será a opção de Rui Vitória para o ataque do Benfica numa altura em que todos os avançados estão à disposição: Jonas, Seferovic, Ferreyra e Castillo.

- O Benfica regressa a um estádio onde foi pouco feliz na última visita. Aconteceu a 15 de maio de 2013 e os encarnados perderam a final da LIga Europa na Amsterdam ArenA frente ao Chelsea (2-1).

- Um dos jogadores a ter em atenção no Ajax é Frenkie de Jong. O médio de 21 anos de que toda a gente fala e por quem o FC Barcelona está na disposição de perder a cabeça.

- Dúvida Fejsa. As últimas notícias dão conta de que o médio sérvio falhou o treino aberto à comunicação social, esta segunda-feira, na Amsterdam ArenA.