Portugal
Onze pistas para seguir o FC Porto - Besiktas
Eduardo Botelho
2017-09-12 19:45:00
Quaresma e Pepe regressam ao Dragão, no terceiro ano consecutivo em que o Besiktas visita Portugal

- Ricardo Quaresma vai defrontar a equipa que representou entre 2004 e 2008 e entre 2013 e 2015. Desde que representou o FC Porto pela primeira vez, Quaresma nunca regressou como adversário, no entanto, chegou a defrontar os portistas ao serviço do Sporting. De resto, a estreia oficial de Quaresma na equipa leonina foi feita frente ao FC Porto, quando entrou aos 22 minutos para substituir Sá Pinto, num jogo que o Sporting venceu por 1-0. Depois, ainda defrontou o FC Porto mais três vezes, sempre como titular, mas não conseguiu vencer, somou um empate e duas derrotas e nunca conseguiu marcar aos “dragões”.

- À semelhança de Quaresma, Pepe também nunca regressou ao Dragão como adversário depois de ter vestido de azul e branco, no entanto, defrontou o FC Porto no início da sua carreira, ao serviço do Marítimo. Tal aconteceu em três ocasiões, com Pepe a registar uma vitória, um empate e uma derrota. Curiosamente, na única vez em que venceu o FC Porto ao serviço do Marítimo, Pepe foi expulso aos 57 minutos de jogo.

- Quarta-feira estarão em confronto vários jogadores que já foram colegas em clubes ou na seleção. Quaresma já foi colega de Diego Reyes, Herrera, Ricardo Pereira, Hernâni, Marcano, Óliver e Aboubakar; Casillas e Pepe foram colegas no Real Madrid; Maxi Pereira e Talisca jogaram juntos no Benfica; Alex Telles e Gary Medel foram companheiros no Inter Milão; Casillas e Negredo já atuaram juntos na seleção espanhola; e Ricardo Pereira, André André e Danilo já estiveram com Quaresma e Pepe ao serviço da seleção portuguesa.

- Vincent Aboubakar representou o Besiktas, na temporada passada, por empréstimo do FC Porto, mas não poderá rever os seus antigos colegas esta quarta-feira. O avançado camaronês tem ainda de cumprir um jogo de suspensão na sequência de um cartão vermelho que viu na temporada passada… ao serviço do Besiktas. Aboubakar foi titular em todos os jogos desta temporada, pelo que a sua ausência obrigará Sérgio Conceição a inovar na equipa.

- Este será o quinto confronto entre estas equipas e o FC Porto nunca saiu derrotado até hoje. Quando, em 2007/08 ficaram no mesmo grupo da Liga dos Campeões, os portugueses venceram em casa (2-0) e fora (1-0), acabando por ficar no primeiro lugar do grupo, com os turcos no extremo oposto. Em 2010/11, ano em que o FC Porto conquistou a Liga Europa, ficou no mesmo grupo do que o Besiktas nessa prova e cedeu um empate em casa (1-1), depois de ter ido a Istambul vencer por 3-1.

- Além de somar três vitórias e um empate frente ao Besiktas, o FC Porto já fez mais quatro confrontos contra equipas turcas e nunca saiu derrotado. Em fevereiro de 2003, defrontou o Denizlispor na Taça UEFA e depois de vencer por 6-1 em casa, empatou 2-2 no terreno do adversário. Em 2008/09, os “dragões” ficaram no mesmo grupo que o Fenerbahce, na Liga dos Campeões, e venceram ambos os confrontos, em casa por 3-1, e na Turquia por 2-1. Assim, em oito jogos frente a equipas turcas, o FC Porto regista seis vitórias e dois empates.

- O FC Porto chega ao confronto com o Besiktas após um registo imaculado nesta temporada, com cinco vitórias em cinco jogos, mas os seus registos são particularmente bons no Dragão. Enquanto as vitórias em Braga e em Tondela foram apenas por 1-0, em casa, o FC Porto venceu o Estoril-Praia por 4-0, e o Moreirense e o GD Chaves por 3-0.

- Esta é a terceira época consecutiva em que o Besiktas defronta equipas portuguesas nas competições europeias. No ano passado, os turcos ficaram no mesmo grupo da Liga dos Campeões do que o Benfica e conseguiram empatar as duas partidas. Primeiro, em Lisboa (1-1), e depois em Istambul (3-3), numa partida em que esteve a perder por 3-0. Há dois anos, jogaram com o Sporting na fase de grupos da Liga Europa e, depois de consentirem um empate em casa (1-1) frente aos “leões” foram derrotados em Alvalade por 3-1.

- Ambas as equipas já realizaram cinco jogos oficiais esta temporada, mas, enquanto o FC Porto venceu todos os seus jogos, o Besiktas começou a época logo com uma derrota na Supertaça (2-1), frente ao Konyaspor, e cedeu um empate (2-2) na deslocação ao terreno do Kasimpasa, à segunda jornada.

- Se, por um lado, o FC Porto ainda não sofreu qualquer golo esta temporada, o Besiktas marcou em todos jogos que fez. Assim, a solidez defensiva do FC Porto será colocada à prova frente à capacidade ofensiva da equipa turca. Uma das sequências será interrompida, garantidamente.

- O árbitro da partida será o inglês Anthony Taylor, de 38 anos, que nunca arbitrou nenhum jogo de FC Porto nem Besiktas. De resto, Taylor esteve apenas num jogo que envolveu uma equipa portuguesa, foi o Belenenses, que em agosto de 2015 empatou a zero com o Altach, no Restelo, resultado que serviu para os lisboetas seguirem para a fase de grupos da Liga Europa.

Sê o primeiro a comentar: