Portugal
Onze pistas para o Vitória SC-Benfica
2017-11-04 18:00:00
O Vitória SC deixou de pontuar ou até de marcar ao Benfica na Liga. Mas os encarnados sofrem golos em todas as saídas.

Rui Vitória ganhou sempre ao Vitória SC desde que saiu do clube para treinar o Benfica, em Julho de 2015. Desde essa altura, o atual técnico encarnado ganhou quatro vezes para o campeonato (1-0 e 2-0 em Guimarães; 1-0 e 5-0 na Luz), uma para a Taça da Liga (2-0 em Guimarães), uma para a Taça de Portugal (2-1, no Jamor) e uma para a Supertaça (3-1 em Aveiro). Já antes de trabalhar no Minho, Vitória tinha um excelente registo contra este adversário em particular: defrontou o Vitória SC três vezes aos comandos do FC Paços de Ferreira, ganhando duas (2-1 em ambas, sempre em casa, uma na liga e outra na Taça da Liga) e empatando uma (1-1 em Guimarães, para o campeonato). Até hoje, em dez jogos contra o Vitória SC, Rui Vitória nunca saiu derrotado.

 

- Já Pedro Martins, atual treinador do Vitória SC, perdeu sempre com o Benfica desde que chegou ao seu atual clube, mas já tinha vencido os encarnados tanto ao serviço do Marítimo (2-1, na abertura da época de 2013/14) como do Rio Ave (2-1 em 2014/15). Em Agosto de 2013, Derley e Sami marcaram os golos dos madeirenses, tendo entre eles Rodrigo estabelecido o empate temporário. E em Março de 2015, Salvio chegou mesmo a adiantar o Benfica em Vila do Conde logo aos 5’, tendo Ukra (aos73’) e Del Valle (aos 90+5’) consumado a reviravolta.

 

- Raul Jiménez anda de pé quente sempre que defronta o Vitória SC, tendo marcado golos nas últimas três partidas contra este adversário. A 13 de Maio fez o segundo golo na goleada por 5-0 com que o Benfica derrotou os minhotos na Luz; a 28 de Maio inaugurou o marcador na final da Taça de Portugal (que acabou com vantagem encarnada, por 2-1); e a 5 de Agosto saltou do banco para pôr um ponto final na discussão da Supertaça, marcando o terceiro golo de uma vitória por 3-1. A última vez que Jiménez esteve em campo contra o Vitória SC sem marcar foi a 29 de Abril de 2016, quando entrou a 22’ do fim de um jogo na Luz e o 1-0 final estava já fixado num golo de Jardel.

 

- Rafael Martins marcou golos nas últimas duas jornadas de campeonato e, antes do jogo com o Olympique Marselha, no qual ficou em branco, vinha com quatro partidas seguidas sempre a fazer golos. Marcou nos 6-1 ao Vasco da Gama da Vidigueira, no 1-2 em Marselha, nos 3-3 com o Portimonense e nos 3-1 no terreno do CD Aves. Desde Janeiro e Fevereiro de 2016, quando ainda jogava no Moreirense, que Rafael Martins não faz golos em mais de duas jornadas seguidas. Nessa época marcou em cinco, da 13ª à 17ª, a Sporting, Nacional, Boavista, Vitória SC e Marítimo.

 

- O Benfica ganhou as últimas sete partidas que fez com o Vitória SC, três delas em Guimarães. Aliás, a última vez que o confronto acabou sem ser com vitória encarnada, Rui Vitória ainda era treinador dos vimaranenses: sucedeu a 17 de Maio de 2015 e o empate a zero no Minho até valeu ao Benfica de Jorge Jesus o segundo título da atual série de quatro.

 

- Há quase seis anos que o Vitória SC não faz um golo ao Benfica em jogos de campeonato. O último aconteceu a 20 de Fevereiro de 2012 e foi obtido por Toscano, num sucesso vimaranense por 1-0 no D. Afonso Henriques. Desde então, os minhotos ficaram sempre a zeros, a não ser em jogos onde houvesse troféus diretamente em disputa: ganharam por 2-1 na final da Taça de Portugar de 2013, perderam por 2-1 na final da Taça de Portugal de 2017 e perderam por 3-1 na Supertaça, já nesta época.

 

- No entanto, o Benfica sofreu golos nas últimas quatro deslocações feitas a contar para a Liga. O último zero defensivo da equipa de Rui Vitória em jogos fora para a Liga aconteceu a 14 de Agosto, em Chaves. Desde então, empatou (1-1) com o Rio Ave em Vila do Conde, perdeu (1-2) com o Boavista no Bessa, empatou (1-1) com o Marítimo nos Barreiros e ganhou (3-1) no terreno do CD Aves. Desde Janeiro a Março de 2015 que o Benfica não alinhava tantos jogos seguidos a sofrer golos fora para o campeonato. Na altura, perdeu em Paços de Ferreira (0-1), empatou om o Sporting (1-1), ganhou ao Moreirense (3-1) e ao Arouca (3-1) e perdeu com o Rio Ave de Pedro Martins (2-1). Essa série foi interrompida com uma vitória por 2-0 frente ao Belenenses, no Restelo.

 

- O Vitória SC, por sua vez, vai com seis jogos seguidos sempre a fazer golos em casa, não ficando ali em branco desde que foi goleado pelo Sporting (0-5), a 19 de Agosto. Desde então, toda a gente ali sofreu pelo menos um golo: o Boavista perdeu por 1-0, o RB Salzburgo empatou a uma bola, o Marítimo perdeu por 2-1, o Feirense empatou a uma bola, o Portimonense empatou a três golos e o Olympique Marselha perdeu por 1-0. Não deixa de ser assinalável que dos seis, quatro também tenham marcado golos ao Vitória.

 

- Jonas e Salvio são os únicos entre os autores dos últimos dez golos do Benfica em Guimarães a continuar no clube.  Salvio marcou ali em Março de 2013, numa vitória encarnada por 4-0, que também teve golos de Cardozo, Garay e Rodrigo. Jonas fez o primeiro do sucesso por 2-0 em Janeiro deste ano, tendo o segundo sido obtido por Mitroglou. De resto, marcaram ali recentemente Gonçalo Guedes (bis nos 2-0 da Taça de Liga, também em Janeiro), Renato Sanches (no 1-0 de Janeiro de 2016) e Cardozo (noutro 1-0, em Setembro de 2013).

 

- Além disso, Jonas está apenas a dois golos do centenário goleador com a camisola do Benfica. Desde a estreia, com um golo nos 4-0 ao FC Arouca, a 5 de Outubro de 2014, Jonas soma 98 golos em 117 jogos pelo Benfica. Dos 98 golos que marcou, 77 foram na Liga, nove na Taça da Liga, oito na Taça de Portugal, dois na Supertaça e outros dois na Liga dos Campeões.

 

- O árbitro do jogo, Artur Soares Dias, esteve na única derrota que o Benfica sofreu na atual edição da Liga, o 1-2 frente ao Boavista no Bessa, sendo que ainda não apitou nenhum jogo do Vitória SC esta temporada. Em 2016/17, contudo, dirigiu quatro deslocações dos encarnados, com dois empates (1-1 no Dragão e em Alvalade) e duas vitórias (1-0 no terreno do Feirense e 3-1 na Choupana com o Nacional). Na época passada, Soares Dias esteve num jogo grande em Guimarães: o 3-3 com o Sporting.