Portugal
Onze pistas para o Benfica-SC Braga
2017-09-19 21:15:00
O Benfica recebe o SC Braga numa senda de desaires consecutivos, contrariamente à série de vitórias dos bracarenses

O Benfica recebe o SC Braga, na quarta-feira, desta feita a contar para a Taça da Liga, sob o semblante de duas derrotas consecutivas, uma delas (contra o Boavista) que colocou os encarnados a cinco pontos dos rivais diretos na luta pelo título nacional e outra (frente ao CSKA Moscovo) que resultou num início negativo na fase de grupos da Liga dos Campeões. De facto, contabilizando apenas jogos oficiais, estes foram os únicos desaires das ‘águias’ em oito encontros realizados nesta época. A última ocasião em que a turma de Rui Vitória tinha consentido duas derrotas de forma seguida teve lugar precisamente quando foi eliminada da Taça da Liga na temporada passada. A 26 de janeiro deste ano, o Benfica perdeu por 3-1 contra o Moreirense nas meias finais da competição e quatro dias depois saiu derrotado da visita ao terreno do Vitória de Setúbal por um golo sem resposta, na 19.ª jornada da Liga 2016/17.

- O SC Braga, ao invés, atravessa uma série de duas vitórias consecutivas, depois dos triunfos perante o Vitória de Guimarães (sexta jornada da Liga Portuguesa) e o TSG Hoffenheim (fase de grupos da Liga Europa). O resultado que antecedeu esta senda bracarense foi o desaire, por 2-0, na visita ao terreno do Vitória de Setúbal. De facto, já nesta época os minhotos tiveram uma série de quatro jogos seguidos em que apenas conheceram o sabor do triunfo. Após um desaire na jornada inaugural do campeonato, precisamente contra o Benfica, a equipa de Abel Ferreira venceu o Portimonense (2-1), o FH Hafnarfjördur (2-1), o Aves (2-0) e novamente o FH Hafnarfjördur (3-2).

- Benfica e SC Braga já se defrontaram esta época, no Estádio da Luz, com os encarnados a saírem triunfantes dessa partida. A 9 de agosto, na primeira jornada da Liga Portuguesa, as ‘águias’ receberam e venceram os bracarenses por 3-1. Haris Seferovic, Jonas e Salvio foram os autores dos golos da equipa visitada, ao passo que Hassan foi quem apontou o tento único dos minhotos no encontro. Nesse jogo participaram dois jogadores do SC Braga que já não fazem parte das contas de Abel Ferreira, por terem sido transferidos: são eles Rui Fonte e Pedro Neto.

- O histórico de confrontos entre Benfica e SC Braga demonstra uma clara superioridade dos encarnados no que diz respeito ao capítulo dos triunfos. Contabilizando todas as competições oficiais, as ‘águias’ venceram 92 dos 140 encontros entre ambos os conjuntos, tendo os minhotos obtido o triunfo em 18 ocasiões, com 19 empates pelo meio. Nos jogos disputados no reduto do Benfica, a diferença de resultados é ainda mais evidente. Em 69 partidas, os encarnados ganharam 55 e o SC Braga apenas duas.

- O SC Braga não consegue vencer o Benfica desde 18 de dezembro de 2014, com esse triunfo a ter lugar precisamente no Estádio da Luz, local que acolhe o encontro desta quarta-feira. A última vitória dos minhotos perante os encarnados aconteceu nos oitavos de final da Taça de Portugal 2014/15, então ainda com Jorge Jesus no comando técnico das ‘águias’ e com Sérgio Conceição como timoneiro dos arsenalistas. O SC Braga venceu por 2-1, com golos de Felipe Pardo e Aderlan Santos, ambos já fora do futebol português. Para os encarnados marcou Jonas, que continua de águia ao peito. Dos onzes das equipas nesse jogo, ainda fazem parte dos plantéis: Júlio César, André Almeida, Jardel e Jonas no Benfica; Danilo Silva no SC Braga. Rafa Silva, agora nos encarnados, foi titular nos bracarenses.

- Jonas, o principal artilheiro do Benfica na presente época, com oito golos marcados em outros tantos jogos, tem demonstrado os dotes de finalização na Taça da Liga. Em 12 jogos disputados na competição, o avançado brasileiro apontou nove golos, sendo que 2014/15 foi a época mais proveitosa na prova, com cinco golos em cinco partidas. Em 2016/17, Jonas marcou dois golos em quatro jogos, tantos como em 2015/16, então em três encontros.

- Por falar em golos, os cinco que Paulinho já apontou esta época fazem do avançado o melhor marcador do SC Braga. O atacante fez o gosto ao pé na partida já realizada pelos bracarenses na Taça da Liga desta época, na vitória por 2-1 frente ao Boavista. De resto, em 14 compromissos já efetuados na competição, Paulinho conta apenas três golos marcados, ao serviço de Gil Vicente e Trofense.

- Pela primeira vez a começar uma época no comando técnico da equipa principal do SC Braga, Abel Ferreira conta apenas um jogo realizado contra o Benfica, enquanto treinador. Esse jogo ocorreu esta temporada e foi a derrota dos minhotos, por 3-1, no Estádio da Luz, na primeira jornada do campeonato. Ao invés, o saldo do timoneiro dos bracarenses na Taça da Liga é positivo, mesmo tendo apenas uma partida disputada na prova. Para chegar à fase de grupos, onde encontra o Benfica, a turma de Abel Ferreira teve que derrotar o Boavista, por 2-1.

- Rui Vitória, por seu turno, apresenta um registo positivo nos encontros que já teve diante do SC Braga na carreira. Em 21 jogos realizados contra o adversário desta quarta-feira, o treinador venceu 12 e perdeu quatro, com cinco empates pelo meio. De facto, desde que está ao leme do Benfica que Rui Vitória conta por triunfos todos os duelos perante os minhotos: sete vitórias em sete jogos, um deles a contar para a Taça da Liga (meias finais) em maio de 2016.

- Prestes a fazer a estreia nesta edição da Taça da Liga, o Benfica parte para a competição esta época com o estatuto de já a ter conquistado por sete vezes em dez temporadas de existência. A última época em que os encarnados venceram a Taça da Liga foi em 2015/16. O SC Braga também já conta com a prova no palmarés, com a conquista do troféu na temporada 2012/13. Moreirense (2016/17) e Vitória de Setúbal (2007/08) são as restantes equipas que já contam com a prova no palmarés.

- O árbitro do encontro vai ser Bruno Esteves, que esta época ainda não dirigiu nenhum dos clubes que entram em campo no Estádio da Luz na quarta-feira. O juiz da AF Setúbal já apitou quatro encontros esta temporada, um deles a contar para a Taça da Liga (vitória do Portimonense sobre o GD Chaves, por 3-1). Esta será a segunda vez em que Bruno Esteves irá arbitrar um duelo entre Benfica e SC Braga. A 26 de janeiro de 2013, foi o árbitro da receção dos bracarenses aos encarnados, a contar para o campeonato, que terminou com uma vitória das ‘águias’ por 2-1.