Portugal
Onze factos rápidos sobre o Vitória de Setúbal-FC Porto
2018-09-23 21:00:00
O Vitória continua a 'seca' de triunfos frente ao FC Porto no Bonfim e Aboubakar juntou-se ao topo dos artilheiros.

O FC Porto saiu com um triunfo, por 2-0, da deslocação ao terreno do Vitória de Setúbal e continuou, assim, a senda de resultados positivos em pleno Estádio do Bonfim. Nos azuis e brancos, Aboubakar começa a mostrar a veia goleadora e já se colou ao topo dos principais artilheiros do campeonato. Aqui ficam onze factos rápidos sobre o encontro de ontem.

- Com o desaire de ontem, o Vitória de Setúbal continua a ‘maldição’ de 35 anos sem conseguir vencer o FC Porto no Estádio do Bonfim. A última vez em que os sadinos ganharam aos azuis e brancos a jogar em casa foi em 1983, quando o Vitória triunfou por 3-1 num encontro para o campeonato. Manuel de Oliveira era então o treinador dos sadinos e José Maria Pedroto o técnico dos dragões.

- O FC Porto tem evidenciado um registo goleador acima da média neste início de época. Os azuis e brancos somam 15 golos marcados nas cinco primeiras jornadas do campeonato, o melhor registo dos dragões desde a temporada 1951/52.

- Os quatro pontos somados nestas primeiras cinco jornadas correspondem ao pior arranque do Vitória de Setúbal nas últimas cinco temporadas. Os sadinos começaram a Primeira Liga com um triunfo sobre o Aves, mas desde então somaram derrotas frente a Sporting, Nacional e FC Porto, com um empate diante do Belenenses pelo meio.

- Sérgio Oliveira foi o 13.º jogador do FC Porto a marcar um golo nesta temporada. O médio juntou-se a Aboubakar, Brahimi, Corona, Otávio, Marius, Hernâni, André Pereira, Marega, Diogo Leite, Maxi, Alex Telles e Herrera.

- Com o golo marcado ao Vitória, Aboubakar juntou-se a Pizzi e Dyego Sousa no topo da lista dos principais artilheiros do campeonato (à entrada para os jogos deste domingo). O avançado camaronês soma agora quatro remates certeiros na Primeira Liga, assim como o médio das águias e o atacante dos bracarenses.

- O Vitória de Setúbal é, agora, a principal vítima de Aboubakar com a camisola do FC Porto. O avançado camaronês já marcou cinco golos em jogos frente aos sadinos, números superiores aos quatro remates certeiros diante de FC Arouca, AS Mónaco, Vitória de Guimarães e Moreirense.

- Danilo voltou a ser titular em jogos do campeonato, estatuto que teve pela primeira vez esta época na Primeira Liga. A última vez que Sérgio Conceição tinha chamado o médio ao onze em encontros do principal escalão foi em janeiro, diante do CD Tondela. Danilo já tinha sido titular no último embate dos dragões para a Liga dos Campeões, frente ao Schalke 04, e na Taça da Liga, com o GD Chaves.

- São agora cinco as épocas consecutivas que o Vitória leva sem conseguir marcar golos ao FC Porto no Estádio do Bonfim. O último golo dos sadinos em casa diante dos dragões foi da autoria de Rafael Martins, em 2013.

- O jovem Valdu Té estreou-se, no sábado, pela equipa principal do Vitória. O avançado tem quatro golos marcados em quatro partidas realizadas na Liga Revelação com a camisola do conjunto de Sub-23 dos sadinos.

- Herrera cumpriu o 200.º jogo pelo FC Porto no sábado, diante do Vitória. Desses 200 encontros, 166 foram com o estatuto de titular. Herrera soma, até este momento, 27 golos pelos azuis e brancos, 26 assistências e conquistou três títulos. O internacional mexicano foi lançado nos dragões por Paulo Fonseca, no ano de 2013.

- Herrera é o sexto jogador estrangeiro com mais partidas realizadas pelo FC Porto. No topo dessa lista está Aloísio, com 474 jogos, seguido de Helton (334), Drulovic (327), Lucho (241) e Fernando (236).