Portugal
Onze factos rápidos sobre o Vitória de Setúbal-FC Porto
2017-12-11 18:20:00
Com o hat-trick, Aboubakar já bateu a melhor marca de golos numa temporada. Os sadinos estão na pior série da época.

Com o triunfo (5-0) diante do Vitória de Setúbal, o FC Porto mantém o registo de invencibilidade nas competições internas esta temporada. Nas 14 jornadas disputadas na Primeira Liga, os azuis e brancos somam 11 vitórias e três empates, o que corresponde a um somatório de 36 pontos e coloca os dragões no topo da tabela classificativa. Nos dois compromissos que a turma de Sérgio Conceição realizou na Taça de Portugal, saiu também triunfante e empatou a partida que já fez na Taça da Liga. Os dois desaires que o FC Porto já consentiu esta época tiveram lugar na Liga dos Campeões, diante de Besiktas e RB Leipzig. Em Portugal, somente o Sporting apresenta registo similar, sem qualquer desaire nas competições internas.

- Com o hat-trick apontado frente ao Vitória, Aboubakar já bateu o número de golos marcados numa só época na carreira. O avançado camaronês já leva 20 golos em 2017/18 pelo FC Porto e ultrapassou, assim, o registo de 2016/17 no Besiktas, onde fez 19 golos, essa que tinha sido a temporada mais finalizadora. A temporada 2015/16 (18 golos), também de azul e branco, completa o pódio.

- Por falar em Aboubakar, o atacante camaronês fez ontem o terceiro hat-trick da carreira, o segundo com a camisola do FC Porto. Aboubakar já tinha feito balançar as redes da baliza adversária por três vezes contra o Moreirense para a Liga, neste preciso ano. Em 2010, ao serviço do Valenciennes, o camaronês marcou um hat-trick diante do US Boulogne, para a Taça da Liga Francesa.

- Ainda na temática do golo, com os dois golos apontados ontem Marega atingiu o registo dos dez golos marcados nesta edição da Primeira Liga e igualou assim o número de golos que levava também nos 13 primeiros jogos que fez no campeonato em 2016/17, então ao serviço do Vitória de Guimarães. O avançado maliano bisou pela terceira vez no principal escalão português esta temporada. Marega já tinha feito dois golos nos jogos contra o Estoril-Praia e o FC Paços de Ferreira.

- Aboubakar e Marega têm sido a principal dupla de ataque no FC Porto e os números demonstram que ambos, em conjunto, somam 50% dos golos dos azuis e brancos esta época, mais precisamente 30. O FC Porto soma 60 golos em todas as competições (36 no campeonato, 15 na Champions e nove na Taça de Portugal), sendo que Aboubakar marcou 20 e Marega dez.

- Com o desaire diante do FC Porto, o Vitória aumentou para seis a série de jogos consecutivos a perder, cinco deles para a Primeira Liga e um a contar para a Taça de Portugal. Para além da goleada consentida diante dos dragões, os sadinos saíram com derrotas dos duelos com Vitória de Guimarães, Benfica (duas vezes), Aves e Portimonense, naquela que é a pior série de resultados dos setubalenses nesta época. Na época passada, o máximo de encontros seguidos que os sadinos estiveram a perder foi cinco, sendo que a pior série sem vencer em 2016/17 foi de sete partidas consecutivas.

- Para além da série de resultados negativa, o Vitória também tem demonstrado permeabilidade defensiva, com uma série de 12 encontros consecutivos a consentir golos aos adversários. Desde o triunfo frente ao SC Braga, por 2-0, a 10 de setembro, que os sadinos não passam uma partida com a baliza ‘fechada’.

- Tomás Podstawski, médio do Vitória de Setúbal, defrontou pela primeira vez na carreira o clube que o formou. O centrocampista passou nove anos com a camisola do FC Porto e na temporada passada realizou oito jogos pela equipa B dos dragões. Esta época, leva 16 partidas pelos sadinos.

- Após ter conseguido passar a época passada sem perder qualquer jogo do campeonato contra o FC Porto (dois empates), o Vitória não conseguiu repetir esse feito nesta temporada.

- Sérgio Conceição relegou Felipe para o banco de suplentes contra o Vitória de Setúbal e o jogo do Bonfim foi, de facto, o primeiro deste campeonato que o central brasileiro não teve o estatuto de titular nos azuis e brancos. No total da temporada, Felipe soma 21 partidas em campo pelo FC Porto, mais precisamente 1838 minutos.

- Diego Reyes foi promovido ao estatuto de titular ontem e somou o segundo jogo na Primeira Liga 2017/18 como titular. O internacional mexicano já tinha sido opção inicial de Sérgio Conceição no duelo contra o Belenenses, da 11.ª jornada do campeonato, que terminou com triunfo azul e branco. Dessa feita, Reyes alinhou como médio defensivo, contrariamente a este domingo, no qual jogou no centro da defesa com Marcano.