Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-Marítimo
2018-09-17 20:00:00
Depois da derrota na última jornada da temporada passada, o Sporting regressou às vitórias frente ao Marítimo.

Sporting e Marítimo entraram ontem em ação na fase de grupos da Taça da Liga da presente temporada, com a vitória a sorrir à turma leonina num jogo que teve dez minutos absolutamente loucos em Alvalade. Para o Sporting foi mesmo a estreia na edição deste ano da competição, enquanto o Marítimo já tinha entrado em ação na segunda ronda da Taça da Liga altura em que venceu o CD Mafra por 3-0.

- Entre Sporting e Marítimo, contam-se agora 96 jogos com o Sporting a alcançar a 66ª vitória perante o Maríitmo em toda a história, contando-se ainda 13 empates e 16 vitórias do Marítimo. Em jogos da Taça da Liga, o Sporting aprovietou para desequilibrar os registos a seu favor, contando-se agora cinco jogos, três vitórias do Sporting e dois empates.

- Frente ao Marítimo, José Peseiro acabou por promover duas estreias no clube de Alvalade. Nemanja Gudelj e Abdoulay Diaby cumpriram os primeiros minutos com a camisola do Sporting. Enquanto o maliano entrou já em cima do minuto 90, Gudelj entrou aos 71 minutos e ainda foi a tempo de deixar indicações que terão deixado água na boca nos adeptos sportinguistas.

- Diaby que se tornou no terceiro maliano a jogar com a camisola do Sporting em toda a história do clube de Alvalade. Depois de Keïta nos anos 70, foi já em 2014/15 que outro maliano se estreou pelo Sporting, na altura, Hadi Sacko, que atualmente se encontra ao serviço do Las Palmas por empréstimo do Leeds United.

- Frente ao Marítimo, o Sporting deu seguimento a uma série de resultados impressionantes enquanto anfitrião. Nunca o Sporting, desde que se mudou para o novo Estádio de Alvalade, esteve tantos jogos consecutivos sem qualquer derrota - na verdade, nunca após o ano 2000 o Sporting esteve tantos jogos caseiros sem perder -, numa série que ascende já a 26 jogos. 23 deles transitam da temporada passada, mas com José Peseiro são já três jogos sem qualquer derrota a jogar em Alvalade.

- Dois dos três golos do Sporting frente ao Marítimo foram apontados por Bruno Fernandes que, mais uma vez, voltou a bisar pela equipa de Alvalade. O internacional português desempatou assim com Bas Dost no que ao número de “bis” apontados nos tempos mais recentes ao serviço do Sporting diz respeito. Bruno Fernandes passou a ser autor de três dos últimos sete “bis” apontados por jogadores do Sporting, com os restantes a pertencerem a Bas Dost (2x), Montero e Nani.

- Bruno Fernandes que vai registando mesmo o melhor arranque de temporada da carreira. Nunca o médio português tinha marcado tanto a abrir a época. São agora três golos e uma assistência nos primeiros cinco jogos da época, estando por isso lançado para superar o registo da temporada passada quando chegou aos primeiros nove jogos da temporada com seis golos apontados.

- Tal como Cláudio Braga admitiu no final do encontro, o Marítimo ficou aquém dos registos que vinha apresentando recentemente. Se a equipa Madeirense vinha tendo em média 49% de posse de bola e vinha fazendo em média 15 remates por jogo, em Alvalade, ontem, o Marítimo não foi além dos 44% de posse de bola e dos 12 remates, enquadrados ou não, com a baliza de Salin.

- O Sporting, por seu lado, manteve a média habitual no que a remates diz respeito, superando largamente a percentagem de posse de bola. Até ao jogo com o Marítimo o Sporting fazia em média 17 remates por jogo (fez 15), tendo acabado o encontro com 56% de posse de bola quando em média vinha tendo 50%.

- Com os três golos apontados ao Marítimo, o Sporting conseguiu algo que não conseguia há sete meses: marcar três golos no mesmo jogo em Alvalade. A última vez que tal sucedera fora já em fevereiro de 2018, na altura, em jogo a contar para a segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa num empate a três golos perante o Astana.

- Também Jorge Correa, que reforçou o Marítimo na temporada passada oriundo do Velez Sarsfield da Argentina, vai registando o seu melhor arranque de temporada da carreira e, por esta altura, estando mesmo embalado para o melhor registo goleador da carreira. Há dois anos que Correa não apontava dois golos na mesma temporada (na altura fez dois golos em nove jogos pelo Vélez), tendo-o conseguido já esta temporada em apenas seis jogos pelo Marítimo. Correa que já na temporada passada tinha realizado o maior número de jogos desde 2013/14 e poderá estar, por isso, a caminho de uma das temporadas mais consistentes da carreira.

- Já Joel Tagueu vai atravessando uma pequena crise por esta altura. O avançado camaronês não marca há três jogos consecutivos, algo que apenas aconteceu por uma vez desde que chegou ao Marítimo quando “o cruel” esteve em branco nos jogos da 31ª, 32ª e 33ª jornadas da temporada passada, faturando à 34ª precisamente frente ao Sporting, jogo em que também assistiu para outro golo. Certo que Tagueu à chegada fez quatro jogos e não marcou, mas assim que fez o gosto ao pé só por uma vez esteve três jogos sem faturar pelo Marítimo como atualmente. Ainda assim, Joel leva três golos e uma assistência em seis jogos do Marítimo esta temporada. “Crise”.