Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-Marítimo
2017-09-20 20:00:00
Leões ainda não perderam e igualaram feito com 24 anos, mas com resultado que traz más memórias na Taça da Liga

O Sporting não foi além de um empate sem golos na receção ao Marítimo, na estreia na Taça da Liga em 2017/18. Apesar de não ter marcado qualquer golo, Jorge Jesus estendeu para dez jogos o registo sem perder desde o início da temporada, mantendo-se imbatível em 2017/18.

- Jesus foi o primeiro técnico português a fazê-lo pelos leões, tendo igualado ainda uma série com 24 anos. No arranque da temporada de 1993/94 Bobby Robson manteve o Sporting invicto nos primeiros dez jogos. Em Moreira de Cónegos Jesus poderá bater esse registo.

- Dez é também o número de jogos sem perder que o Sporting leva frente ao Marítimo em todas as competições, embora tenha vencido por oito vezes e empatado nas últimas duas vezes que enfrentaram os insulares. É o melhor registo de invencibilidade, em atividade, frente a equipas da Liga, desempatando com o FC Paços de Ferreira.

- Mas o Sporting quebrou uma sequência de cinco triunfos consecutivos em casa perante o Marítimo em todas as competições, um deles em 2013/14 para a Taça da Liga, onde tinha somado 15 golos marcados e apenas cinco golos sofridos. Uma média de três golos por jogo estragada pelo jogo desta terça-feira.

- Com este empate Jesus falhou a aproximação à melhor série vitoriosa desde que chegou a Alvalade, que se cifra em nove triunfos consecutivos na reta final de 2015/16. Contudo, mantém de pé a possibilidade de igualar, também frente ao Moreirense, a sua melhor série invencível no Sporting, que aconteceu na época passada, quando esteve onze jogos sem conhecer o sabor da derrota.

- O Marítimo tornou-se no adversário que o Sporting mais vezes enfrentou na Taça da Liga. Em quatro encontros o Sporting venceu os dois primeiros em casa, empatando, agora, o último, e cedendo igualmente um empate nos Barreiros. No entanto, nos encontros anteriores o Sporting tinha marcado sempre.

- O mesmo aconteceu nos últimos nove encontros registados entre ambas as equipas em todas as competições. Foi a primeira vez que o Sporting ficou em branco frente ao Marítimo nos últimos dez jogos, sendo que não perdeu nenhum desses encontros. O último em que havia ficado em branco corresponde à última vitória do Marítimo frente aos leões, a 10 de fevereiro de 2013, em jogo da Liga. O sul-coreano Suk marcou o único golo do jogo.

- O Sporting procura, agora, contornar a história nesta competição que nunca venceu em dez edições. Das três vezes que conseguiu ultrapassar a fase de grupos, o que já não acontece desde 2010/11, os leões começaram sempre a ganhar.

- O técnico Daniel Ramos continua a fazer furor na Madeira e ainda não sabe o que é perder frente ao Sporting. Foi ele que terminou com o ciclo de oito derrotas consecutivas dos insulares frente aos leões, tendo dois empates em outros tantos jogos. Já frente a Jorge Jesus, aos dois empates junta ainda uma derrota, quando estava na Naval e Jesus no Benfica, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal de 2011/12, por 1-0.

- Das 37 vezes em que enfrentou o Marítimo na carreira, Jesus venceu 20, empatou nove e perdeu oito. Mas nas últimas três ocasiões que o tinha feito para a Taça da Liga saiu sempre vencedor. Desde que chegou aos “grandes” enfrentou os insulares em 21 ocasiões e esta foi a quinta em que não venceu – um empate e duas derrotas pelo Benfica e um empate pelo Sporting. Contudo, desde então, é a primeira vez que fica dois jogos seguidos sem vencer frente aos madeirenses e apenas a segunda ocasião em que perde pontos em casa. A outra foi na estreia oficial pelo Benfica, em 2009/10 (1-1).

- A partida ficou ainda marcada pela estreia oficial de três jogadores no Sporting: Salin, Ristovski e Mattheus. No caso do guarda-redes foi um reencontro com o Marítimo, clube que representou durante quatro épocas e meia, em dois períodos distintos. Foi ainda a primeira vez que ficou com a baliza em branco frente à antiga equipa, pois quando esteve na Naval perdeu sempre que enfrentou os insulares, encaixando quatro golos em dois jogos.